13 dicas para se expressar melhor profissionalmente

9 de setembro de 20160

Profissionais de diversas áreas sentem grande dificuldade em se expressar e isto acaba se tornando um grande obstáculo para que as empresas consigam bons resultados. A falta de habilidade na comunicação causa má compreensão e dificulta a objetividade.

Uma informação mal transmitida pode trazer situações conflituosas entre as equipes, o que torna o trabalho improdutivo e desgastante.

Para evitar conflitos e ter uma comunicação clara e objetiva dentro das empresas, listamos aqui 13 dicas:

1- Tenha uma meta

Ao começar uma conversa, já tenha em mente o seu objetivo. Resuma em algumas frases onde pretende chegar e deixe clara a sua mensagem e o que pretende com ela.  Ficar rodeando antes de revelar o motivo principal é tedioso e torna o diálogo confuso.

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2- Inclua seu interlocutor

Incluir a outra pessoa como parte do projeto faz com que ela ouça e se comprometa mais. Procure usar sempre “nós” e se fizer algum elogio, use sempre “você”.

3- Respeite

Na conversa, procure sempre olhar nos olhos do interlocutor. Leve em consideração seus argumentos. Demonstre que está aberto a ouvir as opiniões do outro e tome cuidado com respostas agressivas.

4- Faça perguntas

Pergunte ao outro sobre suas perspectivas para que a conversa fique mais clara. Para entender melhor, faça questões objetivas, como “Quando isso aconteceu?” e “Por que chegou a essa conclusão?”.

5- Escute

Preste atenção no que o outro diz e olhe para ele sem interrompê-lo. Evite formular sua resposta enquanto o comunicador fala, pois isso pode causar distração. Tente se expressar, acenando com a cabeça e dando sinais de que está entendendo a conversa.

6- Fique atento ao tom de voz

A forma como as pessoas interpretam o que é dito não depende apenas do conteúdo, mas também de como é falado. O tom de voz e a postura também transmitem mensagens.

7- Linguagem corporal

O corpo fala tanto quanto a voz. Nosso cérebro é preparado para detectar e compreender a linguagem corporal. Por isso, atente-se à sua postura e fisionomia enquanto conversa, para que suas expressões sejam coerentes com o que você diz.

8- Faça críticas objetivas

Se for criticar, foque no comportamento inadequado e não na pessoa. É difícil mudar a personalidade, mas podemos ajudar alguém a ter modos mais adequados.

9- Argumente com exemplos

Use casos específicos para justificar seu argumento ao invés de generalizar. Por exemplo, se for dizer a uma pessoa que ela se atrasa, lembre-a de como chegou tarde nos últimos dias. Em uma reunião, use argumentos que ajude as pessoas a se lembrarem do que foi dito depois.

10- Use “e” ao invés de “mas”

Quando fazemos um elogio a uma pessoa e logo em seguida usamos “mas”, tudo o que dissemos foi desconstruído. Use frases com a conjunção “e”. Por exemplo, “Adorei a ideia e acho que uma abordagem diferente seria mais eficaz”. Este artifício faz com que a outra pessoa ouça melhor o seu ponto.

11 – Não fique na defensiva

Muitos mal-entendidos poderiam ser evitados se os profissionais expusessem mais as suas opiniões. Adote uma postura assertiva e não fique apenas ouvindo. Faça perguntas para explorar as diferenças de pontos de vista.

12- Saiba ficar em silêncio

Expor suas opiniões é muito importante, mas é preciso fazer isto no momento certo. Antes de falar, ouça. O silêncio permite a quem escuta ganhar tempo para processar o que foi dito e organizar os pensamentos antes de dar uma resposta.

13- Pratique a empatia

A melhor maneira de entender o outro é colocar-se em seu lugar e imaginar como ele recebe a informação. Pense como gostaria de ser tratado se fosse a pessoa com quem conversa e tente imaginar se ela entende tudo da mesma forma que você diz.

Com informações do Portal Exame

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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