3 dicas para fixar a atenção do público numa apresentação

14 de maio de 20150

Atenção é algo extremamente custoso de se conseguir atualmente, principalmente quando é preciso dividi-la com smartphones. Não existe um estudo preciso sobre quanto tempo contínuo um espectador permanece atento a uma explicação, mas Susan Weinschenk, autora de “Apresentações Brilhantes” (Editora Sextante), acredita que seja em torno de 7 minutos. Após o decorrer deste curto período, o palestrante ou apresentador precisa usar suas habilidades para reconquistar a atenção dos ouvintes.

[av_button label=’Conheça os cursos da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

No livro em questão, Susan fornece algumas recomendações para aqueles que buscam reter a atenção de sua plateia. Veja a seguir como conseguir isso com três pequenos truques usados por experts em apresentação:

1- Faça breves intervalos: se a palestra tiver duração estimada maior que uma hora, programe um intervalo. Cinco minutos pode ser o bastante para arejar os pensamentos do seu interlocutor para que o conteúdo enunciado seja facilmente apreendido por ele.

2- Promova interação: atividades interativas são úteis para ganhar a atenção da plateia. Peça para seu público desenhar, escrever ou proponha pequenas discussões. Outra dica para interagir com sua plateia é fazer perguntas para as pessoas, assim, o discurso é quebrado e não se torna maçante.

3- Conte histórias: pequenas narrativas interessantes e pertinentes ao assunto destacado são formas eficazes de fixar a atenção. Ao falar, modifique sua posição no palco vez ou outra.

No mais, procure sempre alterar a forma como fala ou se porta a cada sete minutos, tempo estimado em que as pessoas costumam “perder” a atenção. Assim, você terá mais chances de obter sucesso em reter a atenção do seu público e atingi-lo com sua mensagem.

(Com informações da Exame.com)

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.