Estabelecer uma boa comunicação empresarial não é uma tarefa fácil. Existe uma série de dificuldades que atrapalham o funcionamento deste processo e dificulta até mesmo o andamento de outras áreas.
É importante que os profissionais de comunicação das empresas conheçam os principais desafios deste setor e estejam preparados para lidar com eles. Aqui listamos 3 dos principais problemas enfrentados pelas organizações:
1- Problemas de linguagem
As dificuldades de linguagem começam quando a comunicação transmite mensagens para grupos com expressões e palavras que eles não entendem ou não estão acostumados a usar.
Por exemplo, termos usados por advogados, médicos, engenheiros, TI, entre outros, são mais difíceis de serem entendidos por pessoas que não trabalham nestas áreas. É preciso utilizar a linguagem que a equipe usa no dia a dia para que a mensagem seja perfeitamente compreendida.
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Portanto, o trabalho da área de comunicação neste sentido, é adaptar a linguagem para que todas as equipes entendam claramente as mensagens passadas pela empresa.
2- Problemas psicológicos e pessoais
Alguns destes problemas estão ligados diretamente aos sentimentos de cada colaborador. Por exemplo, quando uma pessoa chega de mau humor ao trabalho e não aceita muito bem as opiniões alheias, ordens de seus gestores ou não conclui uma ideia com seus colegas em uma reunião.
As dificuldades pessoais são mais difíceis de serem controladas pela comunicação, porque estas melhorias dependem do próprio profissional. Conversas e incentivos podem ajudá-los a lidar com seus problemas e melhorar o clima com os colegas de trabalho.
Entretanto, existem outras barreiras pessoais na comunicação empresarial que envolvem os sentimentos de uma pessoa a outra ou a um grupo. Um exemplo é quando o setor de tecnologia não compreende as atividades da equipe de marketing e acha este trabalhando irrelevante para a organização e, por outro lado, a área de marketing acha o TI chato, complicado e distante. Se os dois precisarem tocar um projeto juntos, com certeza terão problemas, que podem ser resolvidos com uma boa comunicação entre eles.
A solução, neste caso, é que a comunicação empresarial informe cada equipe sobre o trabalho dos outros setores, para que todos tenham conhecimento e entendam a importância de cada um para a empresa.
3- Problemas físicos e geográficos
Empresas que possuem escritórios em diversas cidades, ou até mesmo em outros países, são as que mais sofrem com este problema. Se não for bem praticada, a comunicação entre as sedes e os colaboradores dos diferentes lugares terão imensa dificuldade para se entenderem.
Para manter contato contínuo entre todos os profissionais, é importante a comunicação usar os diversos recursos tecnológicos para aproximá-los, como vídeos online e videoconferências. Isso aproxima os diversos braços da empresa e torna o relacionamento de todos mais próximo.
Com informações do site Sambatech