entrevista

4 dicas para conceder entrevistas objetivas por e-mail

Nos dias atuais, é comum conceder entrevistas para jornais, revistas e portais por e-mail. Para que os dois lados, jornalista e especialista, saiam satisfeitos da experiência, apostar em objetividade é uma boa escolha. Confira a seguir 4 dicas para você se sair bem nas entrevistas:

1- Oferecer detalhes é diferente de ser detalhista

Algumas pessoas conseguem se fazer entender em poucas frases, enquanto que outras realizam discursos enormes. Isso não significa que um jeito é melhor que o outro, mas vale lembrar que é importante ser objetivo. Contar detalhes de uma história requer bom senso e talento para não deixá-la entediante.

2- Não enrole para responder perguntas

Muitas vezes, o entrevistado se sente desconfortável em responder algumas perguntas. Caso isso aconteça, tente não evitá-las. Isso pode aguçar ainda mais a curiosidade do jornalista pelo assunto ou serem criadas suposições. Opte por respostas como:

* Esse assunto é confidencial. Quando for possível abrir as informações podemos voltar a conversar.

* Não tenho informações suficientes para responder a esta pergunta.

3- Não mude o assunto

Fugir do tema inicial até é permitido, porém, não dá pra fazer isso subestimando ou irritando o jornalista. Caso queira falar sobre um tema diferente, o melhor caminho é sugerir isso claramente. Primeiramente, responda as perguntas do tema original, cumprindo o que foi combinado. Depois, explique que gostaria de ter a oportunidade de falar sobre outro assunto, que também é interessante e pode até ser um complemento para a entrevista.

4- Seja conciso

O tempo parece correr mais rápido em redações. Jornalistas correm diariamente para fechar reportagens em tempo hábil. Neste processo, entrevistar pessoas objetivas, que conseguem responder perguntas com clareza e eficiência, é um alívio para quem está com horas contadas para finalizar uma reportagem. Portanto, seja conciso em suas respostas.

(Com informações da AtitudeCom)

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *