falar em público

4 dicas para perder o medo de falar em público

A falta de confiança e o medo de não transmitir um bom discurso assustam a maioria das pessoas na hora de falar em público. E ter uma boa desenvoltura na comunicação, principalmente perante muitas pessoas, é um diferencial importantíssimo no ambiente comercial, mas ainda uma raridade entre os profissionais.

Abaixo listamos 4 dicas para colocar em prática e perder o medo de falar em público:

1- Pratique em frente ao espelho

Estude seu discurso e pratique-o em frente ao espelho. Isso ajudará a identificar quais pontos devem ser melhorados em relação à linguagem corporal, além de prestar atenção na postura e no modo como fala.

2- Apresente o discurso para um amigo

Depois de treinar em frente ao espelho e fazer correções, mostre o discurso para um amigo e peça que ele dê um feedback sobre seu desempenho. Ele poderá mostrar pontos a serem melhorados que você ainda não tenha percebido e dirá se sua mensagem está sendo passada com clareza.

3- Grave sua fala

Ao treinar o discurso, faça uma gravação de sua fala. Ao ouvir, você poderá perceber os pontos que precisam ser desenvolvidos, além da velocidade da fala, dicção e clareza na transmissão da mensagem.

4- Discurse para um estranho

Parece esquisito, mas uma pessoa que você não conheça poderá ajudar a desenvolver bastante seu discurso. Peça para que lhe dê um feedback.  A falta de intimidade entre vocês fará com que ela seja mais sincera e apontará erros que você ainda não havia percebido.

Com informações do site Universia

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *