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4 erros cometidos no Marketing Digital e como corrigi-los

Apesar de ser muito utilizado pelas empresas, o investimento no Marketing Digital muitas vezes é desperdiçado por causa da falta de conhecimento da equipe responsável pela área. Não é uma tarefa difícil, mas é necessário conhecer os recursos e saber as melhores estratégias de comunicação. ­

Listamos aqui 4 erros cometidos pelas equipes de marketing e comunicação e como corrigi-los:

1- Comprar lista de email

Para começar o trabalho digital, muitas marcas ainda compram listas prontas de email, mesmo sabendo que isso vai contra as boas estratégias de comunicação.  Além disso, esta prática invade a privacidade dos usuários que não permitiram receber tais mensagens. A situação pode piorar quando o remetente é denunciado como spam, gerando má reputação e queimando o seu IP.

Como acertar

Para adquirir uma base de emails de forma correta, estratégias para capturar leads como ofertas e conteúdos exclusivos ou em troca de alguns dados são os caminhos mais apropriados. Isso garante que o cliente realmente queira receber suas mensagens e mantém a boa reputação da marca.

2- Comunicação sem segmento

A maioria das marcas ainda se comunica com todos os clientes da mesma forma e não segmenta suas mensagens de acordo com o perfil de cada cliente. Por exemplo, não faz sentido enviar emails com ofertas de sapatos femininos para homens. É preciso personalizar a comunicação.

Como acertar

Segmentar o público e enviar mensagens relevantes que despertem o interesse de cada um.

3- Não fazer testes

Acreditando conhecer bem o público-alvo, muitas marcas divulgam campanhas sem testarem ao menos uma vez. O resultado é o insucesso e a insatisfação dos consumidores, pois possuem diferentes opiniões e somente com testes é possível saber o tipo de abordagem que funciona melhor.

Como acertar

Realize dois tipos de testes e apresente para uma parte do público. Aquele que apresentar maior aceitação das pessoas será a melhor campanha para a divulgação da marca.

4- Não analisar os indicadores

Os dados sobre os perfis e preferências dos clientes são fundamentais para direcionar as próximas campanhas, mas a maioria das marcas não utiliza este recurso. É preciso conhecer as peculiaridades do público para ter uma ideia que atinja a todos.

Como acertar

Acompanhe por meio do relacionamento que o público tem por cada canal de comunicação. Por email, verifique o número de visualizações e cliques nos links. Nas redes sociais, as curtidas, compartilhamentos e o que as pessoas têm comentado. Tenha os números e os comportamentos atualizados para basear as próximas campanhas.

Para que suas campanhas de Marketing Digital sempre deem certo, você precisa estar atendo às tendências e, claro, no comportamento do público. Use todos os recursos que as plataformas digitais oferecem para basear suas estratégias e atinja cada vez mais pessoas do seu público-alvo.

Com informações do site AdNews

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