4 formas de vencer a apatia da plateia numa apresentação em público

6 de maio de 20150

Às vezes, nem mesmo uma apresentação em público bem preparada e um conteúdo afiado é capaz de prender a atenção de uma plateia. A apatia e o aparente enfado do público é explicado pela psicóloga Susan Weinschenk no livro “Apresentações brilhantes” (Editora Sextante). Para ela, há uma razão principal para isso: somos preguiçosos.

O ser humano aprendeu com anos de evolução que, se ficar mais tempo inerte, terá mais chances de sobreviver por muito mais tempo do que se estiver ativo.

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Susan mostra no livro como vencer essa barreira imposta por milhões de anos de evolução com dicas para aplicar nas apresentações em público. São 4 simples maneiras de chamar a atenção dos seus interlocutores. Confira:

1. Recompense seu público

Estude o perfil de sua plateia e veja como pode estimulá-la. Os prêmios podem ser brindes, chocolates ou mesmo um elogio. Use o chamado “estímulo variável”: em vez de recompensar o público sempre que ele participar, faça-o aleatoriamente. Essa imprevisibilidade os deixará mais instigados.

2. Dê autonomia

Caso proponha alguma atividade, permita que as pessoas tenham autonomia para se organizarem da forma que quiserem. As pessoas gostam de ser independentes e a sensação de autonomia proporciona mais segurança. Por exemplo, se for fazer um jogo, deixe que organizem seus times sozinhos.

3. Crie competições

As pessoas são naturalmente competitivas, assim, se você criar jogos entre pequenos grupos, elas se sentirão mais estimuladas. Quanto menor for a sua plateia, mais chances desta técnica funcionar, isto porque, segundo a psicóloga, quando temos poucos concorrentes nos sentimos mais motivados.

4. Permita o contato social

Tarefas em grupo costumam ter mais resultados que as individuais porque o ser humano é naturalmente estimulado a travar contato social. Deixe que as pessoas conversem como trabalharão juntas e permita que discutam sobre o conteúdo abordado na palestra.

(Com informações da Exame.com)

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

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