resultados do blog

4 indicadores para você medir os resultados do blog

Assim como nas redes sociais, para medir os resultados do blog é preciso acompanhar algumas métricas que indicam o desenvolvimento deste trabalho do Marketing Digital.

Muitas empresas mantém um blog apenas para compartilhar alguns conteúdos. Entretanto, quando usado estrategicamente, pode ser uma excelente ferramenta para otimizar a divulgação do negócio e alcançar os resultados desejados.

Para isso, é preciso fazer um acompanhamento e analisar o desempenho e repercussão entre os visitantes. Não existem indicadores tão precisos como os das redes sociais, mas algumas perguntas podem te ajudar a enxergar os resultados.

Veja 4 questões que podem ser usadas como métricas para medir os resultados do blog:

1- O blog ajuda no desenvolvimento do meu negócio?

A finalidade do conteúdo publicado no blog é atrair, não apenas acessos, mas também leads para o seu negócio. Por isso, é importante saber quantas conversões foram feitas a partir deste canal.

Você pode usar ferramentas como chat online, pesquisas e até mesmo landing pages para capturar novos leads. Assim, você vai ter uma noção de quantas pessoas acessam o seu blog e quais os artigos mais buscados.

 2- O conteúdo agrada o público-alvo?

Um conteúdo relevante e interessante para o público é fundamental para o sucesso do blog. O desafio é saber se a estratégia da empresa está no caminho certo.

Um indicador que ajuda neste sentido é descobrir se o seu blog traz de volta os visitantes que já acessaram o seu site anteriormente. Se o número de retorno é alto, isso é um bom sinal.

Caso você perceba que não há um bom número de retorno, você pode repensar nas estratégias do seu conteúdo e tentar uma nova abordagem.

3- O blog está otimizado?

Assim como seu site, o blog deve funcionar de maneira responsiva. Ou seja, ele deve se adaptar para telas de diferentes dispositivos.

Você pode acompanhar estas visitas pelo número de acessos mobile e visitas orgânicas feitas por dispositivos móveis. Caso estes números estejam baixos, quer dizer que os visitantes têm dificuldades para acessar o seu site de celulares ou tablets.

Outro ponto a ser analisado é a velocidade de carregamento do seu blog. Se ele estiver muito lento, pode ter uma má classificação do Google e não ser bem posicionado nos resultados de busca.

4- As pessoas encontram o meu blog?

Um dos maiores segredos dos acessos orgânicos é o uso das palavras-chave. Quanto mais palavras relacionadas ao seu negócio forem usadas nos seus textos, maior a chance do seu blog aparecer em uma boa posição. Aposte nessa estratégia.

Com informações do blog Marketing de Conteúdo

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *