Adotar estratégia de conteúdo para atrair visitantes, convertê-los em leads, relacionar-se com eles e transformá-los em clientes é uma das práticas mais comuns do Marketing Digital atualmente.
Para que traga resultados é preciso que o conteúdo esteja relacionado ao que o seu público esteja buscando. Por isso, contratar uma equipe para produzir posts e publicar artigos em sites e blogs não é o bastante se o material não for desenvolvido para um grupo de pessoas específico.
Entretanto, muitas empresas ainda não entenderam este propósito e o investimento acaba saindo caro. Para que isso não aconteça e o Marketing Digital passe a ser um grande aliado das empresas, damos aqui quatro dicas para que você acerte no conteúdo para o seu público:
1- Levante ideias de pauta com a sua equipe
Antes de profissionais de marketing, sua equipe é formada por pessoas que usam sites de busca para encontrarem o que desejam. Sendo assim, faça reuniões frequentes para obter temas que sejam interessantes abordar.
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Além do time de marketing, consulte também outras equipes e ouça quais são as suas reclamações, de seus clientes e prospects a respeito do seu negócio.
2- Responda dúvidas de seus clientes
Uma das utilidades que as pessoas veem nos mecanismos de busca é a possibilidade de fazer perguntas. Por isso, aproveite as principais dúvidas em relação ao seu mercado – elas podem servir de ideias para seu conteúdo.
Uma forma de identificar as dúvidas é lendo os comentários nas redes sociais e blogs da empresa, mensagens privadas e emails.
Outra maneira é fazer debates e pesquisa de opinião para identificar o que o público mais precisa conhecer sobre a empresa e suas principais dúvidas.
3- Traga a solução dos problemas
Outra forma bem comum de as pessoas fazerem pesquisas nos mecanismos de busca é tentando resolver um problema – aquelas frases que começam com “como fazer”.
Por isso, abordar assuntos em formato de tutorial ou passo a passo pode ser uma boa ideia para solucionar problemas da sua audiência.
Ao entender quais são os problemas de sua audiência, documente todos eles e responda-os em posts no blog de sua empresa ou em materiais educativos.
4- Pense em temas únicos
Caso o tema para qual você escreve já tenha sido bastante explorado, inove no conteúdo. Faça artigo com listas, glossários, relatos de experiência e aprendizado. Fuja dos textos comuns e alterne com gráficos, webinars ou podcasts.
5- Publique onde as pessoas buscam
Não adianta produzir um material de qualidade se você não o disponibiliza nos canais em que está o seu público-alvo. Por isso, descubra quais redes sociais e canais as pessoas acessam e divulgue por eles o seu material. Anúncios podem ser uma ótima opção para turbinar a sua divulgação.
Mais uma vez mostramos o quanto vale a pena investir em conteúdo como estratégia para atrair leads. Entretanto, é preciso estudar o seu público para entender o que ele realmente quer saber e onde encontrá-lo. Faça uma pesquisa sobre o seu mercado e torne esta prática uma grande aliada de seu negócio.
Com informações do blog Resultados Digitais