blog-07-09

5 motivos que justificam o uso do email marketing

As mídias sociais se tornaram ferramentas importantíssimas para o marketing e isso criou um questionamento entre os profissionais da área: ainda vale a pena usar email como canal de divulgação?

Sem dúvida alguma as redes sociais revolucionaram o trabalho do marketing. Elas permitiram que as marcas alcançassem um maior número de pessoas, expandindo seus públicos e divulgando conteúdos sobre produtos e serviços.

Mas isso não é motivo para aposentar o email marketing. O canal ainda é um aliado da área da comunicação e seus resultados o justificam como parte principal da estratégia de divulgação.

Se ainda restam questionamentos, listamos 5 motivos pelos quais sua empresa deve continuar dedicando recursos para o email marketing:

1- Todos usam email

Ainda que o Brasil seja líder no número de adeptos das redes sociais, é provável que uma parte de seus clientes e prospects não as usem frequentemente, principalmente aqueles que trabalham com negócios B2B (Business to Business). Há casos de empresas que até bloqueiam o acesso a estas mídias no ambiente de trabalho.

No entanto, estão conectados com seus emails o tempo todo e é nesse ponto que a estratégia do email marketing é muito eficiente. Para este público com acesso mais restrito às redes sociais, a caixa de entrada é o melhor meio de chamar atenção.

2- Publicações em mídias sociais são momentâneas

Se você não vê o post no momento em que é publicado, dificilmente o verá mais tarde, a não ser que ele seja republicado.

Já o email não se perde e a mensagem estará na caixa de entrada da pessoa pelo tempo que ela quiser. É muito comum que uma campanha seja vista dias depois de seu disparo.

3- Relacionamento mais “pessoal”

Da mesma forma que começamos a seguir uma empresa nas redes sociais, também podemos deixar de segui-la. Muitas vezes nem mesmo interagimos com estas páginas.

Por email assumimos um compromisso maior. Quando nos inscrevemos para alguma lista, investimos mais tempo para dar atenção aos contatos que recebemos.

4- Controle da lista de email

Ainda que seja necessário um software para trabalhar no disparo de email marketing, temos o total controle de quem está em nossas listas.

Já os anúncios pagos do Facebook e Instagram, por exemplo, podem fugir do nosso controle, pois é o próprio sistema que determina os usuários que verão os conteúdos na timeline.

­­5- É possível automatizar o email marketing

Em resumo, é possível fazer um disparo chamado Nutrição de Leads. É uma sequência automatizada a partir de ações tomadas pelo usuário ou por seu perfil (cargo, empresa, tipo de negócio).

Pelas redes sociais também é possível fazer este tipo de automação, mas não é tão confiável como quando feita por email.

Com informações do site Endeavor

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *