composite of hand holding questionmark graphic with blue background

5 questionamentos sobre o Marketing Digital das empresas de tecnologia

Requisitos, tempo de retorno, necessidade de reformular o site. Estas são dúvidas que algumas empresas de tecnologia têm antes de iniciar o trabalho com o Marketing Digital.

Por isso, selecionamos 5 questões para esclarecer e mostrar que todas podem usar o Marketing Digital como estratégia de comunicação. Confira abaixo:

1- Quando o assunto da empresa é muito técnico

Como já explicamos aqui, o conteúdo é uma estratégia muito importante para criar autoridade e relevância para a marca. Além disso, é a ferramenta de relacionamento entre a empresa e o lead.

As empresas de tecnologia trabalham com profissionais que conhecem muito sobre o assunto, mas não escrevem a respeito do tema. E divulgar estes conhecimentos no site ou blog é excelente para ser visto pelo Lead quando ele está buscando a solução de um problema.

Se os profissionais não tiverem habilidade em escrever textos esclarecedores, a empresa pode contar com o apoio da equipe de comunicação. Um jornalista, por exemplo, recolhe as informações principais com o técnico responsável pelo assunto que será abordado e divulga o artigo no blog da empresa. Assim, quando o Lead procurar pelo tema, encontrará nos sites de buscas o que foi divulgado.

Desse modo, todos os profissionais podem colaborar para as informações divulgadas pelos meios de comunicação da empresa, a partir de seus conhecimentos técnicos.

2- É preciso reformular o site da empresa antes de iniciar as práticas do Marketing Digital?

É comum que muitas empresas queiram reformular seus sites antes de receber a visita de mais pessoas. Se for algo de muita relevância, é interessante que a marca dê uma nova cara à sua página. Entretanto, é mais importante focar nas ações que dão retorno em resultados.

Por isso, invista primeiro em otimizar para aumentar o número de Leads em seu site antes de deixar um design mais atraente e com pouco serviço.

3- Quais são os requisitos para a empresa começar as ações de Marketing Digital?

Apesar de o meio digital ter afinidade com tecnologia, muitas empresas ainda não utilizam este canal para vendas. Para iniciar as estratégias de Marketing Digital, é preciso os seguintes requisitos:

  • Entender os conceitos básicos de Lead e Email Marketing;
  • Já utilizar na empresa as redes sociais e o Google Analytics;
  • Uma pessoa com 50% de dedicação de tempo em Marketing Digital;
  • Um vendedor.

4- Em quanto tempo terei retorno?

O foco das estratégias de Marketing Digital deve ser trabalhado a médio e longo prazo. Isso porque é necessária a produção constante de conteúdo de qualidade para gerar volume de buscas significante para o retorno de vendas.

No entanto, em paralelo com a produção de conteúdo, é possível investir em outras estratégias para que o retorno já seja mensurável nos primeiros meses de trabalho. Por exemplo, fazer uma Landing Page com um material educativo e divulgá-la para sua base de contatos já existente ou utilizar uma estratégia com mídias pagas são formas de acelerar o processo e garantir mais resultados a curto prazo. Assim, é possível gerar Leads e qualificá-los para posteriormente fazer a abordagem comercial.

Existem diversas formas para atingir o público-alvo e o tempo para obter resultado varia bastante. Depende do desempenho da empresa, mas se tudo estiver indo bem, dentro de alguns meses é possível ver o retorno.

5- É possível os decisores com o Marketing Digital?

Sim, é possível. Os cargos decisores também têm dúvidas e buscam informações que lhes possam ser úteis. Por isso, sua empresa precisa aparecer nos resultados para captar este público e iniciar um relacionamento com ele.

Para nenhuma empresa o Marketing Digital é um bicho de sete cabeças. Iniciar suas práticas só precisa de conhecimento e pessoas trabalhando com os conteúdos e meios de comunicação. Analise qual o melhor caminho para sua empresa começar e boa sorte!

Com informações do blog Resultados Digitais

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *