Comunicação eficaz

6 pilares da comunicação eficaz

Presente em nossas vidas em todas as esferas que nos rodeiam, a comunicação nos impacta diariamente. Ao mesmo tempo em que afetamos os outros, somos afetados continuamente pela comunicação, seja nas relações pessoais ou profissionais. Mesmo quando estamos calados transmitimos alguma mensagem às pessoas ao nosso redor.

A comunicação oral, no entanto, é uma característica exclusiva do ser humano e é por meio dela que mantemos a maior parte do contato com outros indivíduos. Por esse motivo, é tão importante que a transmissão de uma mensagem seja feita de modo claro e efetivo. Antes de listarmos aqui os seis pilares que sustentam uma boa comunicação, observe se a interação com as pessoas de seu convívio tem sido eficaz e veja quais pontos você pode melhorar.

1- Seja assertivo: a assertividade na comunicação é o ponto-chave. Para ter sua opinião levada a sério pelo outro, é necessário assumir uma postura respeitável e expor bons argumentos. Assim, estará seguro e confortável ao articular uma ideia.

2- Mantenha a mente aberta: ter a mente aberta para novas ideias e perspectivas não quer dizer falta de personalidade ou confiança em si, ao contrário, significa que você é uma pessoa inteligente e perspicaz para procurar alternativas a problemas. Se manter preso a somente uma ideia ou conceito, limita seus horizontes. Desta forma, enxergue além e considere a opinião alheia, mesmo que for diferente da sua.

3- Seja autêntico: antes de querer agradar o outro, é importante ser autêntico. Muitas vezes, por receio de criar resistência em nosso interlocutor, podemos até dissimular algo ou uma ideia que não acreditamos. Por conta disso, a mensagem não transmite solidez e confiança, porque nem o seu próprio emissor acredita nela. Desse modo, tenha coragem para expor o que acredita e articule o seu discurso da melhor forma, com segurança e firmeza.

4- Tenha empatia: este ponto é essencial para que haja sintonia entre os participantes de um diálogo. Se colocar no lugar do outro faz com que os indivíduos “falem a mesma língua” e melhora o entendimento de ambas as partes.

5- Seja claro: uma boa comunicação muitas vezes não se faz com um discurso impecável, com palavras rebuscadas e fala incomum, mas sim de maneira que o outro tenha entendido e absorvido o conteúdo da mensagem. Por isso, observe se está se comunicando de forma clara, objetiva, se não está sendo ambíguo ou sugerindo alguma dúvida.

6- Ouça o outro: uma conversa entre duas ou mais pessoas é chamada diálogo. Quando somente uma pessoa fala e as outras permanecem caladas é dado o nome de monólogo. Assim, preste atenção se você dá abertura para o outro falar e, quando ele se expressar, se mostre interessado.

Seguindo estes pontos de apoio, você terá grandes chances de obter uma comunicação eficaz. Agora, pratique com seus familiares, amigos e colegas de trabalho a habilidade de se comunicar.

(Com informações do site Administradores)

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *