Muitas das tecnologias criadas e discutidas no ano passado estarão com toda força para a atuação no Marketing Digital em 2017. Além das ferramentas que já estamos acostumados a trabalhar, novas tendências prometem revolucionar a área e suas práticas.
Confira seis destas novidades:
1- Chatbots
Essa ferramenta é uma das promessas para a relação entre a marca e o consumidor. Também chamados de web robots (robôs), estes softwares são programados para executar tarefas pré-definidas e, assim, conseguem comandar atividades de forma automatizada baseada em cada inserção de dados. Os chatbots são o uso desta ferramenta para criar conversas -chats, gerenciando perguntas e respostas durante uma interação com pessoas reais.
2- Realidade Virtual
A chegada dos Óculos VR (óculos de realidade virtual) ao mercado permitiram experiências imersivas no mundo virtual e trarão novas maneiras de publicação de conteúdo. Além disso, também podemos esperar o surgimento de novas mídias que serão usadas com o aparelho.
3- Vídeos
O uso de smartphones permitiu um grande crescimento no consumo de vídeos pelas redes sociais. Desde o ano passado muitas ações publicitárias já utilizaram este meio, mas em 2017, o conteúdo em vídeo deve ser tão comum quanto as publicações escritas e com imagens.
4- Internet das coisas
As experiências de mídias interativas e inteligência de itens como televisores vão ganhar mais força em 2017. O aumento da conectividade em vários níveis e a interação e sinergia entre diversos dispositivos, aumentarão ainda mais os meios de distribuição de conteúdo.
5- Data Driven Marketing
Esta é uma prática em que são recolhidas informações dos clientes, que a marca possa trabalhar em campanhas individualizadas para os diferentes perfis do público. A estratégia já foi aplicada recentemente, como nas campanhas da Black Friday e empresas internacionais. E, segundo especialistas, o Data Driven Marketing será uma ferramenta muito comum para a comunicação daqui para frente.
6- Microinfluenciadores
As marcas têm focado apenas nos grandes influenciadores digitais e se esquecem de que, apesar de menos seguidores, os microinfluenciadores são uma poderosa parceria de marketing. O investimento é bem menor e o resultado pode ser muito positivo.
Estas são algumas das promessas para a evolução na área do Marketing Digital e provavelmente muitas delas serão cobiçadas pelas empresas. Entretanto, é preciso analisar quais delas funcionarão para a estratégia de comunicação e não perder o foco nas tradicionais práticas que já estabelecem a boa imagem e relação com a marca.
Com informações do portal Próxxima
2 comments
Elazier Barbosa
19 de janeiro de 2017 at 07:29
Muito interessante e parece que o Marketing Digital para ser cada vez mais importante as para empresas nesse ano de 2017
Almir Rizzatto
30 de janeiro de 2017 at 09:29
Sem dúvida, Elazier! O Marketing Digital pode ser aplicado em qualquer negócio e vem crescendo a cada ano. Sucesso!