7 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

A comunicação é um dos principais pilares para o bom relacionamento, por isso, as empresas devem priorizar muito este fator com o cliente. Quando eficiente, facilita a resolução de problemas e cria uma imagem interativa e sociável nas redes sociais.

E, além das mídias, existem outros canais muito eficientes para se comunicar com o consumidor, como a Central de Atendimento, Pesquisa de Opinião, Caixa de Sugestões e Ouvidoria, por exemplo. Mas, nenhum destes canais será eficiente se a sua empresa não sabe falar com as pessoas.

Para ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa, mostramos 7 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente:

1- Saiba o que falar

A insegurança dos canais que cuidam da comunicação com o cliente é um dos principais motivos para que isso não se desenvolva.

Alguns fatores podem melhorar o desempenho dos atendentes responsáveis, como amplo conhecimento sobre a empresa e evitar expressões de dúvida, como “eu acho”. Falar com clareza e objetividade garante a segurança do colaborador e a satisfação do cliente.

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2- Atente-se ao vocabulário

Na comunicação com o cliente é preciso demonstrar profissionalismo e seriedade. Portanto, fique atento com as palavras empregadas ao falar ou redigir emails e mensagens. Evite gírias e use a formalidade na medida certa.

3- Seja objetivo

Ir direto ao ponto é essencial para uma boa comunicação. Ficar com muitos rodeios em uma conversa com o cliente só vai irritá-lo e prejudicar a sua imagem.

A objetividade faz o cliente sentir que a empresa lhe dá a atenção devida para resolver seus problemas ou solicitações.

4- Não seja agressivo

Para uma conversa transparente, é preciso que a empresa seja sincera. Entretanto, tome cuidado para não usar um tom agressivo, pois isso assusta o cliente e atrapalha a comunicação.

5- Ouça

Antes de falar, ouça o que o cliente tem a dizer. Deixe que ele fale e, se preciso, desabafar sobre uma situação que está tentando resolver. Espere-o concluir a linha de raciocínio para oferecer a melhor solução.

6- Use a tecnologia

A tecnologia é uma das maiores aliadas da comunicação e é útil para agilizar qualquer negócio. Além de todos os aplicativos de mensagem (WhatsApp, Facebook, Skype), atualize a sua linha telefônica para que o atendimento seja mais rápido e de boa qualidade.

7- Adote um CRM

O CRM é um software para gestão do relacionamento com o cliente que garante a eficiência do atendimento. Isso possibilita oferecer uma comunicação mais personalizada para atender às diferentes demandas.

Estas são apenas algumas dicas que podem melhorar o dia a dia da comunicação com seus clientes. Aplique-as em sua empresa e tenha uma interação muito melhor com os atuais e futuros consumidores do seu negócio.

Com informações do blog Saia do Lugar

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RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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