comunicação por email

7 passos para uma boa comunicação por email

Empreendedores precisam se comunicar com sua lista de contatos, sejam compradores ou potenciais clientes. O email é uma ferramenta antiga, e, apesar de existirem outros meios de comunicação digital, ainda é uma das mais importantes.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem usá-lo corretamente, seja por causa de mensagens longas e confusas, ou por mandarem assuntos que não interessem a um grupo de destinatários. Isso pode prejudicar o negócio e o email deixa de ser uma ferramenta otimizada.

Listamos aqui 7 passos para fazer um bom contato por email e se destacar no mercado digital.

1- O email não morreu

O email ainda é muito importante no meio corporativo. É um canal valioso para o marketing digital e muito eficiente para a comunicação direta. Seu uso melhorou bastante após ser inserido nos aplicativos, podendo ser acessado remotamente pelos smartphones e tablets.

2- Precisa conter informações relevantes

O conteúdo do email é muito importante para atrair potenciais clientes que estejam na lista dos destinatários. É interessante segmentar os leads de acordo com o assunto e produto ofertado, para que as mensagens atinjam o público certo.

3- Automatização

Além de informar sobre sua marca por meio de mensagens, é necessário saber os desejos de cada lead. Por exemplo, junto com um email com conteúdo, enviar um link para e-Book ou sobre outras informações podem ser opções para descobrir o que seu contato realmente busca. É impossível realizar esta tarefa manualmente. Por isso, contrate uma ferramenta que auxilie no disparo do email marketing com listas segmentadas por diferentes interesses.

4- Tenha intimidade e bom senso

O email é uma ferramenta íntima e individual e você terá mais atenção dos destinatários se colocar o nome de cada um nas mensagens, usando uma linguagem menos formal. Entretanto, atente-se para não encher a caixa de seus contatos. Trace uma periodicidade de uma semana ou mais para retornar o contato com seu lead.

5- Em hipótese alguma compre listas

O primeiro passo para a base do email marketing é a permissão das pessoas para serem inclusas nas listas. Esta já foi uma prática comum, mas hoje não funciona mais. A compra de contatos cadastrados não tem filtro nenhum. Além de perder o foco do interesse dos diferentes públicos, é bem provável que sua mensagem vá direto para o Spam.

6- É preciso saber Copy

Assuntos que chamam atenção com títulos curtos, objetivos e mensagens que causem impacto são as principais táticas para que seu email se destaque em meio aos outros da caixa do leitor. Saber a técnica do “copy” ou “copywriting” – habilidade de escrever textos persuasivos – é de fundamental conhecimento para os profissionais que trabalham nesta área.

7- Monitore os emails

As ferramentas de envio de email oferecem mensuração de resultados em tempo real e isto precisa ser utilizado constantemente. As ações dos contatos devem ser analisadas por métricas, como taxa de abertura, cliques, descadastramento, respostas e conversões para o site.

Com informações do site Notícias ao Minuto

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *