Comunicação Assertiva

8 dicas para desenvolver a comunicação assertiva

Grandes profissionais também são ótimos comunicadores. Isto porque a boa comunicação é um dos pilares fundamentais para o sucesso do trabalho em equipe. E, para ter este perfil não é necessário ser “bom de papo”, mas sim, dominar a arte da comunicação assertiva.

A assertividade acontece quando conseguimos passar a informação com segurança, sem haver dúvidas, falhas ou enganos. A mensagem precisa ser transmitida de forma clara e correta e, assim, o emissor ganhará credibilidade.

O autor do livro “People and Performance”, Peter Drucker, acredita que, futuramente, o sucesso profissional estará diretamente ligado à boa comunicação do profissional. E, recentemente, o jornal “The New York Times” publicou um dado apontando que 89% dos empregadores consideram a comunicação um quesito fundamental para a contratação.

Ou seja, ter uma boa comunicação já é requisito para profissionais de todas as áreas. Veja 8 dicas para desenvolver esta habilidade:

1- Saiba o que falar

É preciso ter conhecimento sobre o assunto que vai abordar antes de falar. O “achismo” fragiliza o discurso e faz com que as pessoas não acreditem no que você está dizendo. Mostre o que você sabe usando suas experiências como exemplo. Isso trará credibilidade à sua fala.

2- Seja direto

Não adianta falar tanto se o que você diz não tem um verdadeiro significado. Enrolar também não é uma boa estratégia, já que a falta de argumentos é facilmente constatada. Por isso, é preciso ser direto em seu discurso para ter assertividade. Mas, atente-se ao modo como fala para não parecer agressivo ou que esteja julgando as opiniões dos outros.

3- Preste atenção no outro

Deixar o outro falar e escutá-lo é muito importante para um bom diálogo. Mesmo que discorde da opinião alheia deixe que a pessoa conclua o raciocínio para que você coloque seu ponto de vista com argumentos contundentes.

4- Compreensão

Um ponto importante é fazer com que o outro entenda o que você está dizendo. A assertividade só funciona quando a outra pessoa captou a mensagem que você passou. Para isso, a empatia é uma boa técnica. Coloque-se no lugar do outro e veja se ele está entendendo o que você diz. Os dois conseguem participar do diálogo? Pense em como ele se sente enquanto você fala.

5- Linguagem

Usar a linguagem errada ou inadequada é um dos principais erros que nos afasta da assertividade. Alguns deslizes acabam passando, mas é preciso tomar cuidado com a fala e com a escrita. Abandone termos que empobrecem o discurso.

6- Bom Humor

Especialistas acreditam que pessoas bem-humoradas se comunicam melhor porque conseguem manter a atenção do ouvinte com facilidade. Mas a dose deste comportamento deve ser medida dependendo da pessoa com quem estiver conversando. É importante também não exagerar no senso de humor para não perder a credibilidade.

7- Emoção

Fale com entusiasmo para mostrar ao outro que você acredita no que diz. Se nem você estiver envolvido com seu discurso, dificilmente o ouvinte terá interesse pelo o que você conta.

8- Linguagem corporal

O corpo demonstra muito sobre o que dizemos. Por isso, fique atento aos sinais e veja se a conversa está agradando ou não ao outro.

Com informações do site Portal Educação

 

 

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *