A comunicação escrita como ferramenta de trabalho - RZT Comunicação

22 de fevereiro de 2016by RZT Comunicação0

É indiscutível a importância da comunicação escrita na redação empresarial ou comercial. Entretanto, é preciso distinguir os vários tipos de comunicação escrita e considerar os campos de atividades em que são usadas, além dos tipos de relacionamentos existentes entre os interlocutores.

Na era do fax, computador e internet, são inúmeras as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática, para qualquer lugar a nível mundial. Mas, a principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a tecnologia, e sim como se fazer entender claramente na linguagem escrita.

[av_button label=’Conheça o curso de “Escrita” da RZT Comunicação!’ link=’manually,http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/escrita/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Não é só o veículo utilizado para se comunicar que conta, mas também a forma, o conteúdo e a linguagem. Seja um bilhete, um e-mail, ou um documento oficial, o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à formalidade ou informalidade do assunto, ou a estrutura de texto escolhida é a mais adequada. Confira a seguir três dicas para realizar uma comunicação escrita:

1) Vá direto ao ponto

O leitor de um documento que circula na área empresarial nem sempre conhece o autor do texto e pouco interesse tem no conteúdo; lê porque precisa ler, não porque quer. A leitura de uma correspondência obriga o leitor a interromper seu trabalho. Se ela não for direto ao assunto, o leitor a arquiva ou a descarta.

2) Seja fiel ao tema proposto

Os textos que circulam no meio empresarial possuem o objetivo de informar o leitor a respeito de um tema específico. Por isso, use uma linguagem formal, correta do ponto de vista gramatical, mas direta, recorrendo a palavras do dia a dia, que facilitam a compreensão do leitor. Um texto longo, cheio de detalhes, desvia a atenção do leitor dos pontos mais importantes e não atinge seu real objetivo. Para tanto, é necessário ter em mente o que pretende com o documento e atenha-se às informações pertinentes aos seus objetivos.

3) Utilize clareza, concisão e correção

Um texto empresarial não reflete apenas o trabalho de quem o redigiu, ele reflete toda a empresa. É por isso que uma carta mal escrita, rasurada ou mal formatada representa uma empresa pouco confiável. Daí a importância de se preocupar com a clareza, concisão e correção ao redigir em nome de uma empresa, a fim de evitar uma imagem negativa.

(Com informações do portal Educação)

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
AVANTAGEHeadquarters
Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via empowerment.
OUR LOCATIONSWhere to find us?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
GET IN TOUCHAvantage Social links
Taking seamless key performance indicators offline to maximise the long tail.