A importância da comunicação eficaz nas organizações

22 de abril de 20151

A comunicação é um dos pontos principais que asseguram o equilíbrio organizacional. Por isso, é importante que o responsável pela emissão de uma mensagem tenha segurança de que ela foi apreendida da maneira correta por seu receptor.

No âmbito profissional, é essencial que haja formalizações de mensagens. Desta forma, para evitar mal entendidos em e-mails ou atas institucionais, se faz necessário usar a norma culta do português, coerência e coesão no texto. Há algumas formas para se fazer entendido e para que a mensagem cumpra o seu objetivo, que é informar a outra parte deste canal.

[av_button label=’Conheça os cursos da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Certifique-se que a mensagem escrita esteja clara e objetiva. Depois, cheque o feedback desta mensagem, garantindo que ela foi compreendida. Caso não tenha sido, repasse-a, desta vez de um modo ainda mais inteligível.

Lembre-se que as pessoas são diferentes e possuem distintos significados atribuídos a palavras, modos de agir e de pensar, que foram moldados junto à sua personalidade no decorrer da vida, entre outros fatores, como cultura, valores e crenças. Sabendo disso, conheça o seu interlocutor para se expressar melhor.

A comunicação eficaz nas organizações permite que a cultura de uma empresa seja perpetuada, tornando-a mais sólida, e ainda garante que se tenha atenção com o que realmente importa: os resultados finais de toda a equipe.

(Com informações do IBC Coaching)

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

One comment

  • Gilka Fernandes de Oliveira

    27 de novembro de 2017 at 12:51

    Sabemos que a comunicação é a base para se se chegue a um denominador comum, sem ela não se alcança os objetivos, não se tem conhecimento de fatos e danos sem tamanho podem ocorrer pela falta ou falha da mesma.
    Todos precisamos trabalhar a comunicação para atender seja no campo pessoal ou profissional, pessoas devem concluir cada vez melhor os processos de comunicação existentes independente do cargo ou posição social que se encontre.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.