Redes sociais: descubra se você comete este erro ao anunciar

10 de julho de 20191

Recentemente, enquanto eu navegava pelas redes sociais, especificamente no Facebook, um anúncio estranho apareceu. Era uma propaganda vendendo estetoscópio. Sim, estetoscópio. E me chamou muito a atenção, mas não por eu ter interesse no assunto.

Como jornalista e especialista em Marketing Digital, parei imediatamente a navegação para refletir. Pensei: “Por que este anúncio surgiu no meu Facebook? Será que eu pesquisei sobre o produto no Google? Ou acessei nos últimos dias algum site de produtos hospitalares?” Não. E não.

Então, ali eu estava diante de mais um erro clássico: o da segmentação de público na hora de criar uma campanha paga.
[av_button label=’Conheça os cursos de Marketing Digital da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8d2′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Defina bem seu público ao anunciar nas redes sociais

Aquele anúncio do estetoscópio jamais deveria ter aparecido no meu Facebook. Nem no LinkedIn, no Instagram, onde quer que seja. Não tenho nenhuma ligação com o assunto, não sou um profissional da área, não pesquisei produtos deste setor… Definitivamente, não sou (nem de longe) um potencial cliente da empresa anunciante.

Definir bem o público, informando à rede social para quem você quer mostrar o anúncio, que tipo de pessoas quer atingir, se relacionar e vender, é crucial e básico. Trata-se de um dos primeiros tópicos na hora do briefing com o cliente. E um dos momentos mais relevantes quando ensino, nos meus cursos, como criar um anúncio.

Foram inúmeras as vezes que já ouvi: “Almir, eu fiz um anúncio, mas, quando fui ver as pessoas que curtiram, não tinham nada a ver com o meu perfil de cliente.” Não, não é um erro do Facebook nem de qualquer outra rede. É um erro de quem criou a campanha e não segmentou corretamente.

As redes sociais oferecem inúmeras possibilidades de você filtrar quem quer atingir. Você pode, por exemplo, direcionar seu anúncio para profissionais com determinada formação superior, que ocupam tal cargo, estão dentro de certa faixa etária, moram em certa cidade, entre outros.

A segmentação é um dos pontos mais relevantes e que fazem o seu dinheiro ser bem investido ou escorrer pelo ralo. Cuide bem disso.

Almir Rizzatto é jornalista e pós-graduado em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da agência RZT Comunicação, palestrante, instrutor, consultor e especialista em Marketing Digital. Através da RZT, oferece soluções para profissionais liberais e empresas de todos os portes, além de cursos como os de Marketing Digital e SEO.

Contatos

Site: http://www.rztcomunicacao.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/RZTComunicacao
Youtube: https://www.youtube.com/RZTComunicacao
E-mail: almir@rztcomunicacao.com.br

*Imagem: divulgação

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

One comment

  • Elazier Barbosa

    1 de agosto de 2019 at 21:37

    Você tem razão Almir, eu faço segmentação. Isso é muito importante. abraços

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.