Linguagem corporal

Aprenda a entender a linguagem corporal

A maneira como nos portamos é tão importante quanto o que dizemos em todas as esferas de relacionamentos pessoais. Seja no trabalho, com amigos ou familiares, se deixamos de lado a percepção da linguagem corporal, perdemos o entendimento da mensagem como um todo. No âmbito profissional, o sucesso pode até ser adiado em decorrência dessa desatenção.

Para aprender essa linguagem é necessário, antes de tudo, conhecer o próprio corpo com algumas medidas simples que ampliarão a capacidade de compreender como funciona a comunicação não verbal. Veja a seguir:

– Faça atividades ao ar livre: a primeira dica é ter um tempo para praticar atividades ao ar livre como, por exemplo, uma caminhada no parque. Nesta oportunidade, perceba como caminha, o modo como se encontra com outras pessoas no espaço e sinta a temperatura do tempo em sua pele.

– Desenvolva consciência corporal: para entender e transmitir mensagens corporais é preciso que você conheça um pouco sobre o funcionamento do próprio corpo. Assim, procure uma literatura que explique sobre anatomia como forma de entender o que acontece por baixo da sua pele.

– Procure atividades físicas não convencionais: em vez de ir para a academia, tente praticar outra atividade física que permita conhecer melhor o seu corpo, como a dança, o teatro, o circo ou outros esportes ao ar livre.

Ao sair do ambiente comum de trabalho e se conectar com o mundo exterior, a percepção do próprio corpo e a do outro se faz aumentada. Dessa forma, a consequência será um melhor domínio sobre suas gesticulações e postura, adequando-as ao seu discurso, e uma maior compreensão sobre o que os outros têm a dizer não verbalmente.

(Com informações da Exame.com)

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *