TED Talk

Apresentadores de TEDs dão 5 dicas para falar em público

Quando assistimos aos vídeos de apresentadores de TED Talk, temos a impressão de que falar em público é uma tarefa muito simples para eles. Isso porque a maioria das pessoas sente grande dificuldade em se expressar frente a um grande auditório.

Para que você aprenda a desenvolver esta prática e não tenha mais problemas em realizar uma apresentação, confira 5 dicas dos próprios apresentadores de TED Talks:

1 – Foque na respiração

 Com a respiração constante, você conseguirá manter o foco em sua apresentação, sem se perder em momento algum. Assim, passará uma imagem mais confiante. Não manter o controle da respiração transparece nervosismo e o desempenho não sai como o esperado.

2 – Seja claro

Fale de uma forma que todos do auditório compreendam facilmente. Independentemente do tipo de público para o qual você se apresenta, a mensagem deve ser passada de maneira objetiva. Por isso, use um vocabulário claro e sem complexidades.

3 – Prepare-se para imprevistos

Imprevistos podem acontecer no meio do caminho, mas você não pode deixar que isto atrapalhe sua apresentação. Caso aconteça algo fora do seu planejamento, lide com a situação e continue a sua fala. Se tratar os problemas com naturalidade eles praticamente não serão notados.

4 – Mantenha a atenção das pessoas

 Apenas falar durante toda a apresentação pode se tornar algo cansativo e desinteressante para o público. Investir em interação com as pessoas aumenta o interesse do auditório e deixa sua apresentação mais dinâmica.

5 – Pense sobre suas pausas

 As pausas durante as falas são muito importantes. Elas contribuem para o bom desenvolvimento de sua apresentação e são um tempo para que você coloque as ideias em ordem. Mas, tome cuidado, elas não podem durar nem muito e nem pouco tempo.

Com informações do Universia.

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *