Artigo: Dia Internacional da Felicidade: você tem motivos para comemorar?

18 de março de 20160

 

*Por Bibianna Teodori

Em 20 de março se festeja o Dia Internacional da Felicidade. Mas você tem motivos para comemorar? Nossa sociedade, apesar de ter evoluído, não tem mais dado prioridade a este conceito tão importante. Ser feliz influi em todas as áreas de nossa vida. É comprovado que uma pessoa mais feliz tem mais energia e é mais produtiva.

Abaixo, listo 10 passos para você aumentar sua consciência. Há também algumas perguntas para serem respondidas – a você mesmo ou a quem achar melhor –, mirando sempre uma ação para alcançar a felicidade.

1) Entregue-se: compartilhe e doe afeto, carinho, ideias, tempo. Isso ativa as áreas do cérebro conexas com o prazer e estimula a conexão social, a sensação de confiança e de segurança. Fazer algo para o outro é um extraordinário doping (se produz endorfinas) e ativa o mecanismo da reciprocidade. O que você faz para ajudar os outros.

2) Relacione-se: relações sociais sólidas e amorosas proporcionam felicidade, saúde e longevidade, além de aumentarem a nossa percepção e autoestima. O sentido de pertencer nos suporta. As relações são a maior contribuição externa à nossa felicidade e colocar as pessoas na frente de tudo é uma das escolhas mais saudáveis e produtivas que podemos fazer para melhorar a nossa qualidade de vida. Com quem você conta?

3) Exercite-se: Mens sana in corpore sano. A atividade física nos faz sentir mais eficazes. Portanto, comer bem, se exercitar, estar ao ar livre e não viver com a cabeça sempre no smartphone nos ajuda a dormir melhor e a estar mais em equilíbrio conosco, ou seja, mais felizes. O que você faz para ficar em forma?

4) Aprecie: Viva o momento. Seja presente, consciente, focado e aberto ao mundo. Não viva no passado e não se preocupe com o futuro. Mantenha a sintonia com você mesmo e com os seus sentimentos. Medite e seja mais eficiente e produtivo. Meditar com frequência provoca mudanças no cérebro, melhora o aprendizado e a memória, modifica as estruturas cerebrais associadas com compaixão, introspecção e consciência. Você consegue parar e olhar verdadeiramente o mundo em volta?

5) Tente: Aprenda coisas novas. Não pare nunca. Procure sempre novas ideias, novos estímulos. Seja curioso, sempre curioso em fazer novas descobertas. Há muitas coisas a mais daquilo que você imagina lá fora. Sucessos, mesmo pequenos, aumentam a confiança em si. O que você tem experimentado ultimamente?

6) Tenha objetivos: A atitude perante o futuro é importante para a nossa felicidade. Todos temos objetivos para nos motivar, mas não devem ficar apenas no campo da motivação. Precisam ser realizados! Devem nos estimular, nos desafiar, mas não ser tão ambiciosos de provocar estresse, sentido de frustração ou de nos bloquear. Aprenda a criar e formalizar bons objetivos, que sejam claros, ambiciosos, mas que você consiga realizar. Quais são os seus objetivos mais importantes?

7) Seja resiliente: Tenha recursos para reagir perante as adversidades. A resiliência é a capacidade de reagir diante dos eventos traumáticos que a vida nos propõe, se reconstruir sempre melhor. A resiliência é uma habilidade que podemos aprender. Não podemos modificar aquilo que acontece, podemos somente intervir no nosso modo de reagir aos eventos e de ir além, de crescer e de progredir sempre. E você, como reage nos momentos difíceis da vida.

8) Aflore suas emoções: Procure ter sempre uma atitude positiva. Ver o copo meio cheio cria um mecanismo que nos ajuda a construir os recursos para ser mais felizes e robustos. As emoções positivas criam uma espiral ascendente que leva à positividade. Emoções positivas, como alegria e gratidão, e o senso de orgulho para algo feito aumentam a nossa capacidade de achar novos modos de procurar estas emoções. Não significa se divertir, mas sim encontrar o equilíbrio entre o que queremos e ser realistas. O que te faz sentir bem?

9) Aceite-se: Você não é perfeito, mas você pode ser feliz. É um direito seu! Seja gentil com você mesmo e trabalhe com amor nas áreas de melhoramento. Quem você é verdadeiramente?

10) Dê sentido à própria vida: Seja parte de algo muito maior. De onde nós viemos? Quem somos? Aonde vamos? São perguntas que todos nós fazemos. O importante é saber que as pessoas que sabem dar um significado à própria vida são mais felizes. Não importa onde você encontra o significado. A resposta é somente sua e há um único requisito: deve te ajudar a transcender. O que dá significado à sua vida?

Reflita sobre tudo isso e seja feliz!

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”. 

www.bibiannateodoricoach.com.br

Sobre Bibianna Teodori

 

É Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Possui larga experiência organizacional e trabalhou por mais de 20 anos como executiva de empresas italianas nas áreas de RH, gestão de mudanças, venda & marketing, unindo competências de liderança e transformação pessoal para aumento de desempenho.

 

Além da formação na Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação pela BCI Behavioral Coaching Institute e pelo ICC International Coaching Council, fez Soul Coaching pela Denise Linn. Tem ainda certificações em Assessments Training (Disc – Motivadores – Axiologia – Valores – Psicologia Positiva), Assessment Traninig (Success Tools), Assessment Training (Universidade Quantum) e especializações em coaching de liderança e aplicado a vendas. É também palestrante internacional.

 

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