Artigo: Por dentro do FC Barcelona: uma experiência memorável e muito além do futebol - RZT Comunicação

4 de maio de 20160

* Por Manoel Carlos Jr.

Como amante do futebol, sempre fiquei atento aos fenômenos que surgem e desaparecem de forma meteórica, mas, sobretudo, a cases como o do FC Barcelona. Decidi pesquisar mais a fundo tudo o que envolve o clube espanhol e organizei uma missão formada por empresários e consultores. O objetivo era analisar, ao vivo e a cores, essa verdadeira love mark do futebol mundial.

Muito mais que um fenômeno passageiro, o Barcelona tem história, aliás, uma bela história. Desde sua fundação, em 1899, ele possui suas peculiaridades e muito charme. A começar por sua criação, feita por Joan Gamper. O suíço ficou maravilhado com o novo esporte que os ingleses tinham acabado de inventar e que reunia imigrantes, como ele, e representantes catalães de Barcelona. Todos tinham algo em comum: a paixão pelo até então pouco conhecido futebol.

Neste momento da criação, DNA do Barcelona estava delineado: uma reunião de amantes do futebol, com representantes da Catalunha e do resto do mundo. E é assim até hoje, quando se unem no mesmo time os espanhóis Iniesta e Piqué com o argentino Messi e o brasileiro Neymar.

Portanto, desde o início estava definida com clareza a causa emocional do Barça: a paixão pelo futebol. A partir daí, poucas organizações souberam contar tão bem uma história como o clube azul grená.

Sua narrativa mistura aspectos como a jornada do herói, com personagens do quilate do mítico jogador holandês Johan Cruyf, falecido recentemente, com a do combate ao inimigo comum, no caso o poderoso Real Madrid, que representa o opressor e ditador espanhol Franco. Toda sua história é contada de forma magistral num tour que eles chamam de Barcelona Experience, que os turistas pagam 23 euros para conhecer toda a história do clube com uma riqueza audiovisual sem precedentes. Ainda se tem a oportunidade de conhecer o mítico Camp Nou, o lendário estádio do Barça.

Uma emoção do início ao fim. A saída desse tour pelo museu e estádio desemboca numa loja oficial da Nike/Barcelona com 2000 m2 em três andares, capaz de dar inveja na Disney. Primeiro somos aturdidos pela marca, depois, submetidos a uma experiência de consumo estarrecedora. Parece até covardia. Mas nossa pesquisa in loco não parou por aí. Precisávamos presenciar como o Barcelona entrega o “produto” que promete.

Fomos assistir à partida contra o Sporting Gijon, pelo Campeonato Espanhol. Vestimos a camisa do Barça que havíamos comprado no dia anterior e, no caminho ao estádio, junto com outras centenas de torcedores uniformizados, nos sentíamos cules (forma carinhosa pela qual os torcedores do clube são chamados). A sensação de pertencimento ao Barcelona já era total. Parecíamos torcedores do time desde criancinhas.

Na chegada ao estádio, mais surpresas nos esperavam. Deparamos-nos com algo muito escasso em terras tupiniquins: respeito. Tranquilidade para entrar, boas vindas dos seguranças e até flores para todas as mulheres, com um botão de rosas envolvido num papel com o brasão do time. Encanto!

Bom, vamos ao jogo. Só um time parecia estar em campo. Barça 6 a O, com direito a gos do tridente Messi-Suarez-Neymar e muitas jogadas bonitas, de levantar o público. Uau!

O Barcelona não entregou apenas uma partida de futebol, entregou um espetáculo memorável, que faz jus ao seu slogan: muito mais que um clube.

* Manoel Carlos Jr. é palestrante, um dos pioneiros do chamado Marketing de Experiências na América Latina e criador do termo “Experiencialize”. É publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing , pós-graduado em Gestão de Marketing pela FGV-SP e especialista em Business Comunication pela International English Institute – CA (EUA). www.experiencialize.com 

Sobre Manoel Carlos Jr.

Palestrante, um dos pioneiros do chamado Marketing de Experiências na América Latina e criador do termo “Experiencialize”. É publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing , pós-graduado em Gestão de Marketing pela FGV-SP e especialista em Business Comunication pela International English Institute – CA (EUA).

Sócio e diretor da Publicarte Propaganda, uma das agências mais premiadas do interior do estado de São Paulo. É também fundador e coordenador do Meeting Empresarial do Vale do Paraíba-SP, fórum que reúne os principais empresários e altos executivos da região.  Atuou durante 6 anos como professor universitário nas disciplinas de planejamento de campanha e redação publicitária.

Suas palestras têm abordagem prática, fruto de mais de 15 anos de experiência no planejamento de marketing de profissionais liberais, pequenas e médias empresas.

Site: www.experiencialize.com

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.