Artigo: Práticas para se relacionar e vender através das redes sociais

* Por Alan Pakes

A internet é um ótimo lugar para quem quer apresentar e compartilhar seus produtos e serviços. Liberdade, baixo custo e praticidade são apenas algumas das qualidades de se usar a internet para vender. Porém, isso é acompanhado de um aspecto negativo e que aterroriza a maior parte dos empreendedores: alta concorrência.

Justamente pela facilidade em vender e anunciar nas mídias sociais, muitas pessoas optam por esse caminho e é cada vez mais trabalhoso manter os fãs interessados e supridos de conteúdo. Se você não estiver atento às mídias, se não postar com frequência nem estiver de olho nas tendências, é provável que seus fãs migrem para outros vendedores que atuam com mais força ou maior persuasão.

Mas não se desespere! Existem algumas práticas que podem te ajudar a manter seu espaço e ainda vender mais nas mídias sociais.

Planejamento:

Crie uma campanha antes de começar a disseminar seu conteúdo e sua marca na internet. Planeje com detalhes e aborde diferentes possibilidades para não ter o risco de se perder. Decida que mensagem vai passar, seja uma promoção, uma transformação ou um tema para seus fãs participarem do debate.

Não assuma que as qualidades que você quer passar são as mesmas que seus possíveis clientes estão procurando. Você pode achar ideal falar o tanto que você se esforçou para ter esse conhecimento ou todos os estudos que fez e, embora isso seja importante, as pessoas estão querendo saber quais os benefícios para elas e como seu produto vai alterar suas vidas para melhor.

Crie conteúdo que resolva dores menores do seu possível cliente. Dê alguns passos que ele possa aplicar imediatamente e que, de fato, gerem algum resultado. Não espere para falar com seus consumidores apenas quando quiser vender.

Postagens:

Não agende todos os seus posts, muito menos se eles todos tiverem uma mesma mensagem. As pessoas gostam de saber que existe uma pessoa de verdade do outro lado da tela, então poste alguns conteúdos atuais, notícias e outras coisas que mostrem que você está atento ao que acontece e ao que interessa na vida do seu público.

Explore outras maneiras de expor e compartilhar seu conteúdo e seu produto. A melhor maneira é fazer pesquisas e perguntar para as pessoas o que elas gostariam de ver, como gostariam de receber informações, etc. Descubra o que seu público está esperando de você. Para incentivá-los a responder, deixe suas respostas em destaque compartilhando ou retweetando em sua página.

Veja quais os fãs que já falaram de você nas redes ou que elogiaram de alguma forma seu produto ou serviço e dê algo especial para eles, seja um brinde ou um reconhecimento especial. Isso vai incentivar outros a fazerem o mesmo para terem a oportunidade de ter destaque.

Relacionamento:

Não considere as plataformas sociais um lugar para transformar usuários em consumidores (a menos que você esteja apenas anunciando). Essas redes são ideais para engajamento e para construir confiança. É através das redes sociais que você vai mostrar aos seus fãs o que você tem a oferecer e, por isso, deve manter esse relacionamento sempre crescendo.

Crie promoções com prazos específicos, trace estratégias para cada mês e não vincule o mesmo conteúdo de novo e de novo, pois as pessoas buscam diversidade.
Não se esqueça de checar seus dados para saber de onde as pessoas estão vindo para sua página social.

Acompanhe as pessoas que compram de você e faça gestos especiais, como um e-mail de agradecimento, um cupom on-line de desconto ou uma mensagem de agradecimento. Eles ficarão mais propensos a compartilhar com os outros sobre o seu produto e você pode, inclusive, convidá-los a fazer esse compartilhamento.

Você apenas começará a fazer vendas nas redes sociais se criar um ambiente de relacionamento e confiança para seus fãs/seguidores. As pessoas buscam as redes sociais quando querem saber se um produto é confiável. Uma marca que não atue em nenhuma rede, por melhor que seja, ganha olhares de desconfiança e dúvida.

Você deve estar presente e dar conteúdo de qualidade aos seus fãs, independentemente de eles comprarem de você hoje ou daqui um ano. Isso fará toda a diferença e te dará não apenas fãs, mas consumidores dispostos a comprarem tudo que você oferecer.

* Alan Pakes é Engenheiro de Computação, formado pela USP em 2002, e expert em empreendedorismo e marketing digital. Já fundou três companhias: a agência de intercâmbio Invista em Você, a empresa de tecnologia Atrians e a de marketing digital, Digital Summit. Com esta última, organizou o CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital), primeiro congresso online do Brasil.

Atendimento à imprensa:

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