autoridade no marketing digital

Autoridade no Marketing Digital: descubra como ganhar esse status

Tornar-se uma autoridade no Marketing Digital é o desejo de muitos empreendedores. Afinal, quando uma marca ou profissional ganha esse status, passa a ser admirado, cobiçado e mais valorizado. Ou seja, é o sonho de praticamente todos.

Mas, afinal, como se tornar uma autoridade no Marketing Digital? E por que isso é realmente tão necessário?

Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: você está buscando um curso online sobre como aumentar as vendas e se depara com duas opções.

A primeira é com um especialista que você já conhece, seja por acompanhá-lo nas redes sociais, pelas aparições na imprensa, pelos artigos dele que você adora ler ou pela recomendação de algum amigo.

A outra possibilidade é com um profissional que você nunca ouviu falar. Depois de pesquisar o nome dele na Internet, não achou quase nada. Pouquíssimo conteúdo, sem depoimentos de clientes, redes sociais desatualizadas…

Agora responda: de quem você compraria o curso? A resposta é óbvia.

E sua decisão está totalmente atrelada à autoridade, segurança e confiança que o especialista transmitiu a você. Ou seja, para chegar a esse nível de ser comprado, sem fazer esforço, o profissional precisou trabalhar sua imagem, sua marca. Só depois, então, começou a colher.

Para virar autoridade no Marketing Digital, comece pelo início

O caminho é claro, afinal, é o que normalmente se faz no mundo offline. Normalmente na carreira começamos fazendo um estágio – muitas vezes até sem ser remunerado – e, aos poucos, alcançamos novos cargos, passamos a ser reconhecidos e conquistamos melhores salários.

Só que, hoje em dia, com o boom do Marketing Digital, muitos querem encurtar o caminho. E até começar pelo final, sem querer cumprir a caminhada natural.

É comum entrarem em contato comigo na RZT Comunicação, agência que fundei em 2006, e falarem: “Almir, acabei de criar um e-book, um curso online, e agora quero vender. Quero ganhar dinheiro pela Internet!”. E então, quando vou pesquisar sobre o profissional ou a marca, não acho nada. Nem um site ou blog sequer! Talvez nem ele compraria seu próprio infoproduto.

Então, se você pensa em usar essa vitrine sensacional chamada Internet, tenha humildade ao começar. Não se iluda com histórias de quem fala que ganhou 6 ou 7 dígitos em um mês. Isso pode acontecer? Sim, pode, mas depende de uma série de fatores.

10 passos para a conquista da autoridade no Marketing Digital

1. Defina um nicho no qual você vai trabalhar. Quanto mais específico, melhor;

2. Defina a sua persona, ou seja, o perfil detalhado do seu cliente;

3. Profissionalize seus canais de comunicação (site, redes sociais, canal no YouTube…);

4. Crie estratégias para gerar leads;

5. Comece a produzir artigos com frequência, sempre com as técnicas de SEO;

6. Produza muitos vídeos, com conteúdo que realmente agregue valor para seu público;

7. Participe ativamente de grupos nos quais sua persona está presente;

8. Destine uma verba mensal para anúncios. Hoje não dá mais para sobreviver apenas de alcance orgânico nas redes sociais;

9. O mundo offline também ajuda a ganhar autoridade. Contrate uma assessoria de imprensa para aparecer na mídia, pois isso gera credibilidade. Antes, faça um Media Training;

10. Talvez você não tenha tempo para cuidar de tudo isso nem se sinta capacitado para fazer sozinho. Sem problemas, normal. Terceirize. Há agências, como a RZT Comunicação, e profissionais especializados nisso.

Formando uma base sólida, as chances de você ter sucesso no Marketing Digital são enormes. Boa caminhada!

Autor do artigo: Almir Rizzatto é jornalista e pós-graduado em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da agência RZT Comunicação, palestrante, instrutor, consultor e especialista em Marketing Digital. Através da RZT, oferece soluções para profissionais liberais e empresas de todos os portes, além de cursos como os de Marketing Digital e SEO.

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *