Sucesso profissional também depende de boa escrita

Profissionais com um currículo invejável, formação acadêmica exemplar e ampla experiência às vezes podem pecar em um aspecto importante para suas carreiras: a boa escrita. Seja para escrever relatórios, comunicados ou mesmo e-mails corriqueiros, alguns têm dificuldade em desempenhar estas ações básicas. Uma frase mal construída num e-mail, com interpretação ambígua, mal pontuada ou com ortografia incorreta, pode ocasionar constrangimentos…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

Articular bem as ideias faz a diferença na comunicação

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter uma boa oratória é considerado um fator determinante para uma contratação ou promoção de cargo. Quem sabe se expressar bem e articular as ideias de modo lógico, coeso e coerente sai à frente de seus concorrentes. A oratória consiste numa série de regras e técnicas de discurso, de modo…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

Armas de comunicação: persuasão, oratória e carisma

A persuasão é um recurso de comunicação usado para convencer as pessoas sobre alguma ideia, uma atitude ou praticar uma ação. Esse convencimento é feito sob o uso de argumentos lógicos ou de apelo emocional. No mercado de trabalho, a persuasão se torna um fator essencial para se destacar, mostrando suas crenças e valores para a empresa que você atua,…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

Aprenda a entender a linguagem corporal

A maneira como nos portamos é tão importante quanto o que dizemos em todas as esferas de relacionamentos pessoais. Seja no trabalho, com amigos ou familiares, se deixamos de lado a percepção da linguagem corporal, perdemos o entendimento da mensagem como um todo. No âmbito profissional, o sucesso pode até ser adiado em decorrência dessa desatenção. Para aprender essa linguagem…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

3 dicas para fixar a atenção do público numa apresentação

Atenção é algo extremamente custoso de se conseguir atualmente, principalmente quando é preciso dividi-la com smartphones. Não existe um estudo preciso sobre quanto tempo contínuo um espectador permanece atento a uma explicação, mas Susan Weinschenk, autora de “Apresentações Brilhantes” (Editora Sextante), acredita que seja em torno de 7 minutos. Após o decorrer deste curto período, o palestrante ou apresentador precisa…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

Profissionais e até executivos sofrem na hora de escrever

As dificuldades com a escrita parecem cada vez mais evidentes, inclusive no meio corporativo. Profissionais de todos os níveis sofrem para elaborar propostas comerciais, relatórios e até simples e-mails. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita recentemente pela RZT Comunicação: 84% das pessoas admitiram ter esse problema e reconheceram a necessidade de aprimoramento. [av_button label='Conheça o curso de…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

4 formas de vencer a apatia da plateia numa apresentação em público

Às vezes, nem mesmo uma apresentação em público bem preparada e um conteúdo afiado é capaz de prender a atenção de uma plateia. A apatia e o aparente enfado do público é explicado pela psicóloga Susan Weinschenk no livro “Apresentações brilhantes” (Editora Sextante). Para ela, há uma razão principal para isso: somos preguiçosos. O ser humano aprendeu com anos de…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

6 pilares da comunicação eficaz

Presente em nossas vidas em todas as esferas que nos rodeiam, a comunicação nos impacta diariamente. Ao mesmo tempo em que afetamos os outros, somos afetados continuamente pela comunicação, seja nas relações pessoais ou profissionais. Mesmo quando estamos calados transmitimos alguma mensagem às pessoas ao nosso redor. A comunicação oral, no entanto, é uma característica exclusiva do ser humano e…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

Atente-se à linguagem corporal durante uma negociação

Certamente você já deve ter escutado a frase “o corpo fala”. Isso vale em qualquer situação, até mesmo numa negociação. A linguagem corporal é algo que pode ser aprendido, tanto como a expressão como a interpretação dos sinais do corpo. Para isto, porém, é necessário estar atento aos movimentos, na sua própria postura e na de seu interlocutor. A linguagem…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+

A importância da comunicação eficaz nas organizações

A comunicação é um dos pontos principais que asseguram o equilíbrio organizacional. Por isso, é importante que o responsável pela emissão de uma mensagem tenha segurança de que ela foi apreendida da maneira correta por seu receptor. No âmbito profissional, é essencial que haja formalizações de mensagens. Desta forma, para evitar mal entendidos em e-mails ou atas institucionais, se faz…

 
Compartilhe:   Facebook Twitter Linkedin Google+