boa comunicacao

7 dicas para ter uma boa comunicação no mundo digital

Ter uma boa comunicação no mundo digital é fundamental para as empresas. Com as ferramentas atuais é possível prospectar clientes e fechar negócios sem sair do escritório. Mas, para isso, é preciso que a comunicação seja eficiente e não cause ruídos.

Estudo de Albert Mehrabian mostra que 93% da comunicação humana se dá pelos gestos, intensidade da voz, expressões faciais e postura. Somente os outros 7% se referem ao conteúdo da mensagem em si.

Assim, percebe-se que a forma como se fala é muito mais importante do que o que é falado. E como transmitir esta emoção na linguagem escrita?

Confira 7 dicas práticas de como ter uma boa comunicação na era digital

1. Pergunte: fazer questionamentos é fundamental para entender o que o outro está pensando. As perguntas podem ser abertas com respostas livres ou fechadas com opções para que o interlocutor escolha.

2Cuidado com a gramática: o uso correto do idioma é essencial para uma boa comunicação. Atenção com acentos, pontuação e grafia de termos garante que a mensagem será compreendida

3. Coloque emojis: como a comunicação escrita não consegue transmitir emoções, o uso dos emojis pode ser útil para quebrar barreiras. Nem sempre a utilização dos símbolos é bem-vinda. Assim como tudo na vida, cuidado com os excessos.

4. Use áudios: a voz transmite melhor a sensação do que se comunica. Se possível, utilize áudios no material para valorizar o conteúdo.

5. Educação e cordialidade: lições da vida também devem ser utilizadas no meio digital. Pedir licença e usar por favor, são regras básicas que se encaixam perfeitamente na comunicação digital.

6. Frases curtas: o tempo está cada vez mais escasso. As tarefas se multiplicam e é preciso produzir conteúdo rápido, mas sem esquecer a qualidade. A comunicação precisa ser de fácil entendimento para agregar valor à vida das pessoas.

7. Fuja das palavras difíceis: escrever de forma difícil pode afastar o público. Escolha termos simples, para evitar que a comunicação não seja eficiente.

Com informações do Automação de Vendas

*Imagem: divulgação

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *