newsletter

Checklist: o que conferir antes de enviar uma newsletter

Enviar newsletters se tornou muito comum e é uma das primeiras práticas das empresas que desejam trabalhar com o Marketing Digital. Em sua maioria é um email marketing composto por artigos, novidades ou promoções de produtos e serviços e é um ótimo canal para se comunicar e estreitar o relacionamento com clientes e leads.

Ainda que produzir uma newsletter não seja uma tarefa difícil, é importante seguir cada etapa corretamente, desde a seleção do material, até o disparo para a base de contatos.

Separamos aqui um checklist com os principais passos antes de enviar sua newsletter:

1- Planejamento

A primeira coisa a se fazer é escolher o nome da campanha. É importante que tenha as características chave da newsletter para que todos saibam sobre o seu tema. Em seguida, determine o tipo de público para o qual você enviará, e, consequentemente, será mais fácil selecionar o conteúdo.

2- Calendário

É importante definir o dia e horário do envio de suas newsletters e, para isso, não existe uma regra. Cabe a você descobrir as datas que mais atinjam o seu público-alvo.

Depois desta definição, mantenha a periodicidade do envio já que a newsletter é uma campanha recorrente.

3- Conteúdo

Separe em um documento todos os conteúdos que serão abordados na newsletter. Depois, desenvolva um texto, como uma abertura, para introduzir os assuntos oferecidos para o leitor naquele dia.

O assunto do email também é um passo muito importante, pois ele é a mensagem que vai atrair o leitor a abri-lo ou não.

4- Layout do email

Para criar o design de sua newsletter você pode contratar um profissional ou algum programa com recursos próprios para este serviço.

Depois, revise tudo: desde o layout até o conteúdo final. Verifique se o assunto do email aparece completamente na caixa de entrada. O mais indicado é que tenha no máximo 50 caracteres. As imagens devem estar funcionando com texto alternativo, caso não carreguem, pois assim, poderão ser substituídas por códigos de HTML.

E, por fim, verifique se todos os links estão certos e a ortografia do texto.

5- Análise

Veja os resultados das outras newsletters disparadas para avaliar se o trabalho está dando certo ou precisa ser revisado. Para isso você pode usar algumas métricas:

  • Taxa de abertura: é o número de pessoas que abriram sua mensagem, dividido pelas que receberam o email. Verifique se aumentou ou reduziu.
  • Taxa de cliques: número de cliques em um link dividido pelo número de pessoas que receberam. Aumentou ou reduziu comparada à última campanha?
  • Taxa de conversão: quantas pessoas se converteram a partir daquela newsletter?

Seguindo estes passos você sempre enviará uma newsletter impecável e dirigida ao público certo. Acompanhe os resultados comparando com a última campanha e analise se há algo que deva melhorar. Trabalhe com foco e carinho para atingir seu objetivo.

Com informações do blog Resultados Digitais

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *