apresentação

Como lidar com uma apresentação ruim

A dificuldade de falar em público para a maioria das pessoas deve-se, principalmente, pelo medo de errar. Estar diante da plateia nos deixa vulneráveis, nervosos e qualquer equívoco podem nos desestabilizar e acabar de vez com a nossa apresentação.

É importante saber que qualquer um está sujeito a fazer uma má apresentação. Mesmo depois de muito treino e ter decorado todo o conteúdo, o discurso pode não sair como planejávamos. Isto é normal.

Caso aconteça alguma vez com você, listamos aqui 6 técnicas para saber lidar com a situação:­

1- Reconheça o erro

Se não influenciar em sua performance, você pode fingir que nada aconteceu. Erros de pronúncia, troca de palavras e frases confu­­­­sas muitas vezes podem passar despercebidos e não alteram em nada o sentido de seu discurso.

Mas, se seu erro comprometer o entendimento de sua ideia, o público vai notar e não adianta fingir que nada aconteceu. Por isso, reconheça que errou, peça desculpas e explique o que realmente quis dizer.

2- Seja humano

Se precisar, ria. Faça uma pausa. Recupere o fôlego, beba um copo d’água. O público entenderá o seu erro, afinal, todos já podem ter passado por algo parecido. Sabendo lidar de forma humana e voltar ao seu discurso de cabeça em pé conquistará o público.

3- Relaxe

O nervosismo para falar em público é normal. Mas não deixe que isso tome conta de você. Tente relaxar antes da apresentação. Quanto mais tranquilo fizer seu discurso, menos erros cometerá.

4- Recupere sua confiança

Você deve ter treinado bastante antes de se apresentar. Mas, como sempre, as coisas não saem exatamente como esperamos. Não deixe que os imprevistos te desanimem. Lembre-se de todas as vezes que teve sucesso em sua oratória. Quanto mais confiança tiver, mais credibilidade passará para as pessoas.

5- Avalie sua técnica

Procure gravar uma de suas apresentações para ouvi-la depois. Preste atenção para captar os momentos ruins. Veja se a linguagem corporal e o tom de voz estavam apropriados, se você deu ênfase nas palavras e lembrou de destacar os pontos mais importantes. Dê a si um feedback e veja o que ainda pode ser melhorado em sua oratória.

6- Tente novamente

Não deixe que uma experiência ruim impeça você de continuar fazendo outros discursos. Quanto mais vezes você se apresentar, melhor fica. Por isso, quando alguém te convidar para discursar novamente, não deixe que o medo te impeça e encare este novo desafio.

Com informações do site Windoox.

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *