blog-14-10

Comprar listas de emails: grande erro que algumas empresas cometem

Muitas empresas que estão começando no marketing digital acreditam que a compra de listas de emails é uma das melhores formas de iniciar o processo. No entanto, elas cometem um grande erro com esta prática.

O fato de ser uma das formas menos trabalhosas pode ser o motivo da continuidade desta prática. Outras justificativas como “se todo mundo faz, eu também posso” ou “com tanta gente nestas listas, não é possível que alguém não se interesse pelo negócio”, também estão entre as principais para que a área de comunicação da empresa faça isso.

E para mostrar o tamanho da cilada que é comprar listas de emails, indicamos abaixo alguns motivos para sua empresa não fazer isso:

1- As pessoas não se inscreveram para receber suas informações

Os contatos que estão nas listas compradas não imaginam como sua empresa conseguiu o email deles e isso passa uma má impressão.

Como há alguns anos não tínhamos tantas informações, receber uma grande quantidade de emails não impactava tão negativamente. Mas o fato das pessoas conseguirem encontrar informações pelos diversos canais de comunicação, faz com que qualquer mensagem não autorizada se torne um incômodo.

2- Ferramentas de envio podem considerar sua mensagem como SPAM

Outro fator que pode prejudicar bastante o envio de seus emails são as ferramentas de inteligência. Elas podem entender suas mensagens como SPAM e não mandá-las diretamente para a caixa de entrada. Isso afeta tanto a imagem da empresa, quanto pessoas que gostariam de receber suas informações.

3– A qualidade das listas nem sempre é boa

Nestas listas estão emails de todos os perfis possíveis, e, muitas vezes, as pessoas que recebem seus conteúdos nem fazem parte do seu público alvo. Outro problema muito comum é que vários destes emails já podem estar desativados e, ao fazer o envio de suas mensagens, os serviços de disparos interpretam que a lista não é atual. Desse modo, sua empresa vai para grupos com o rótulo de baixa reputação.

4- Bons serviços de email marketing podem barrar o envio

Pelo fato de muitas listas apresentarem taxas de marcação de SPAM e erros de entrega muito altos, elas podem prejudicar a reputação do servidor de envio. E para não terem a imagem queimada por mandarem mensagens sem autorização dos usuários, estas ferramentas proíbem a importação de listas compradas.

Portanto, ou o servidor proíbe o envio para estas listas ou, se ele permitir, a ferramenta não é bem qualificada.

5- Crie listas de contatos para sua empresa

Ainda que seja trabalhoso, criar as suas próprias listas de emails vale muito a pena. Para atrair contatos, crie conteúdos que sejam interessantes para os perfis que sua empresa procura. Isto traz diversos benefícios, como:

– Lista qualificada

As pessoas que estão nas suas listas conhecem sua empresa e permitiram receber seus conteúdos. Dessa forma, o índice de aberturas e cliques será muito mais alto.

– Vantagem competitiva

Quer dizer, mesmo que um concorrente copie seus produtos e serviços, vai demorar muito tempo para ele ter uma lista tão boa e um relacionamento próximo com tantos clientes quanto a sua empresa tem.

– Independência e economia

Sua empresa terá mais consistência e não vai depender da compra de listas para obter os resultados de marketing.

Com informações do site Resultados Digitais

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *