blog-28-09

Confira 5 dicas para se portar bem em uma apresentação

O sucesso da oratória está vinculado ao modo como nosso corpo se expressa. Portanto, não basta usar belas palavras e saber relacionar as ideias se a comunicação não verbal não condiz com aquilo que se é dito.

Gestos e movimentos errados podem distrair as pessoas da mensagem que você está passando. É preciso estar atento não só às palavras, mas também à expressão corporal. Aqui temos 5 dicas para fazer bonito em uma apresentação:

1- Postura

A postura deve manter-se segura e firme. Isto é a base para um bom discurso. Mantenha sempre cabeça e coluna eretas e caminhe com determinação.

2- Movimentação

Busque um equilíbrio entre andar e ficar parado. Não se pode fazer uma apresentação inteira no mesmo lugar, mas caminhar demais transmite nervosismo. Evite gestos repetidos o tempo todo e movimente-se com naturalidade.

3- Pernas

Em apresentações longas podemos ficar cansados por ficar muito tempo em pé, por isso, é importante encontrar uma posição cômoda, mas sem aparentar desleixo. Não apoie todo seu peso em apenas uma perna e deixe-as afastadas para dar equilíbrio para o corpo.

4- Braços e mãos

O modo como movimenta e posiciona braços e mãos demonstra atitudes diferentes diante das pessoas. Por exemplo, braços cruzados demonstram insegurança, enquanto movimentos duros podem aparentar agressividade.

Também não é aconselhável manter mãos nos bolsos ou atrás das costas e cotovelos grudados no corpo. Deixe os braços soltos.

5 – Olhos

É fundamental estabelecer uma conexão com o público e o olhar é uma forma muito eficaz. Por isso, volte-se de modo individual para a plateia e não fuja se alguém fizer contato visual, mas evite olhar de cima para baixo, pois aparenta que está julgando a pessoa. Se alguém falar com você (no caso de uma pergunta), olhe e preste atenção.

Muitas vezes, precisamos de anotações para orientar nossas apresentações. Se precisar checá-las durante sua fala, seja discreto e evite ler por muito tempo.

Com informações do site Widoox

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *