criatividade

12 dicas para usar a criatividade como aliada no crescimento dos negócios

Apesar da ideia recorrente de que a criatividade é um talento nato, é possível dizer que com treino e dedicação você poderá ser capaz de encontrar soluções criativas para muitos problemas.

No mundo dos negócios, então, ser criativo é uma habilidade que pode auxiliar (e muito!) na hora de tomar decisões difíceis ou, ainda, no momento de produzir um conteúdo com mais qualidade.

As 12 sugestões a seguir foram elaboradas para ajudar quem busca aplicar a criatividade no dia a dia, principalmente nos negócios, mas, muitas vezes, encontra alguma dificuldade.

Confira as 12 dicas que podem ajudar na sua criatividade:

1. Observe e seja curioso: a criatividade está diretamente ligada à curiosidade. As grandes inovações do mundo surgiram da observação das necessidades das pessoas. Seja questionador e não tenha medo de ter dúvidas. Quem pergunta busca criar novas conexões no cérebro e isso é de extrema importância para encontrar caminhos ainda não explorados.

2. Mantenha-se sempre em busca do conhecimento: ser curioso leva ao conhecimento. Para que haja criatividade é preciso informação. E esta informação tem que ser de qualidade. O importante é sair da zona de conforto e estar sempre atento a novos conhecimentos. Aprender tem que ser uma lição diária. Todos os dias.

3. Seja musical: ouvir música ajuda, pois há uma transformação da mente. Você precisa saber que não existe uma lista que desperte a criatividade como uma receita de bolo. Pelo contrário. Cada um tem o seu estilo e ele deve ser respeitado. Busque ouvir músicas que lhe agradam, mas fique atento a novos artistas e canções, pois isso poderá te ajudar com outras inspirações. A dica primordial é: não ouça a mesma coisa o tempo todo.

4. Veja muitos filmes e séries: assim como as músicas, filmes e séries despertam sentimentos. Por isso, assistir filmes pode gerar ideias criativas. Opte por histórias profundas que causem certo tipo de reflexão. Ao pensar no que o filme pode proporcionar às pessoas, você certamente terá boas ideias.

5. Leia muitos livros: a leitura tem que ser um hábito. Ler estimula a criatividade e faz com que a sua imaginação se expanda. Quanto aos assuntos, o ideal é escolher algo que seja do seu interesse. Mas que tal buscar novos horizontes? Ler sobre empreendedorismo pode ser um bom começo para quem procura um novo caminho a percorrer.

6. Mantenha o bom humor: a base da criatividade está no humor. Perceba que algo só é engraçado para você porque antes alguém relacionou algum fato e o interpretou. Além do mais, o humor deixa as situações complexas mais leves e isso é fundamental para tornar o ambiente mais criativo.

7. Ouvir é sempre o melhor caminho: além de observar as pessoas, vá além. Procure ouvi-las. São as experiências, histórias e opiniões que estão ao nosso lado que farão nosso cérebro criar conexões para solucionar problemas.

8. A criatividade tem que ser trabalhada exaustivamente: respeite o seu tempo. Por mais que não desejamos, o bloqueio criativo pode acontecer. Neste momento, a melhor coisa a fazer é parar, dar um tempo e respirar. Uma pequena pausa faz milagres e pode ajudar muito. Qualidade é sempre melhor do que quantidade. Procure sempre ter em mente momentos de descontração. Sempre que possível opte por programas que valorizem o seu lazer. Tente sair da rotina e busque inspiração em pessoas e lugares novos.

9. Anote tudo: não confie na memória. As boas ideias podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. E depois que surgem, elas podem ser melhor trabalhadas e lapidadas. Nem é preciso andar com o famoso bloco de notas impresso. Você pode usar o seu smartphone para anotar tudo aquilo que lhe vem à cabeça.

10. Reflita sobre tudo: reserve um tempo para pensar. Ao organizar as ideias, você conseguirá que os pensamentos apareçam espontaneamente. O simples exercício de respirar lentamente pode ser fundamental para o surgimento daquela ideia sensacional.

11. Durma com tranquilidade: ter uma boa noite de sono, ao lado de uma alimentação saudável, informação de qualidade e momentos de lazer são imprescindíveis para o sucesso criativo. O descanso proporcionado é fundamental para a realização das tarefas diárias e ajuda e muito no processo de criatividade.

12. Ponha a mão na massa: a criatividade pode até ser um talento nato para algumas pessoas. Mas, se você busca excelência para fazer algo, conte com a experiência e pratique. Colocar os planos em ação é o primeiro passo para realizar seus projetos.

Esperamos que as dicas acima sejam úteis para você colocar a criatividade para funcionar fortalecendo, assim, ainda mais o seu negócio.

*Com informações do Automação de Vendas

*Imagem: divulgação

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *