penalizacoes-google

Descubra quais são as penalizações do Google e como evitá-las

As empresas que desejam ter seus sites rankeados nos resultados de pesquisa devem entender que o buscador tem regras e, quando violadas, as páginas podem sofrer diversas penalizações do Google. Isso é feito para evitar que usuários e outros domínios sejam prejudicados.

Estas práticas que violam as regras do Google são denominadas Black Hat – más ações do uso de SEO. Elas podem ser duplicação de conteúdo, palavras-chave escondidas ou a demasiada repetição delas em um texto, camuflagem (quando o título fala sobre um tema e o artigo outro), spams, seo negativo, entre outros.

Para que nenhuma destas ações passem batidas, a ferramenta que vistoria e pune todas elas é o Googlebot. É fundamental que todos os sites estejam ligados a ele para que sejam sempre filtrados e participem dos resultados de busca.

Quando reconhece algum destes erros, o Googlebot aplica algumas punições, como fazer a página perder 30 posições no ranking de busca, desindexação da página do buscador ou até mesmo de todo o domínio.

Entretanto, os sites podem cometer algumas destas violações sem perceber. Por isso, existem algumas formas de saber se há algo errado com o seu domínio. Em um dos casos, você receberá uma mensagem explicando por que está sendo punido. Na maioria das vezes, o Googlebot não dá nenhuma explicação, apenas aplica a punição.

Se você não recebeu nenhum alerta e nota algo estranho, como a queda de tráfego em seu site, faça algumas análises:

– Pesquise no Google o endereço do seu site. Se ele aparece na busca, está tudo em ordem. Caso não apareça, é possível que você tenha desindexado manualmente o seu site por acidente.

– Confira se as palavras-chave são usadas corretamente em seus textos: no título, no início do texto, mas sem repeti-las demais.

– O Googlebot periodicamente faz atualizações sobre o seu sistema. O mau desempenho do seu site pode se dar pelo fato de não seguir as novas regras impostas pela ferramenta. Acesse estas informações para ficar dentro dos padrões definidos.

Se o seu site sofrer punições por ter cometido algumas das violações, é possível colocá-lo em ordem novamente. Primeiramente, confira o relatório de erros de rastreamento do Googlebot e veja se suas páginas possuem algum deles.

Atente-se também se não está sendo usada nenhuma técnica de black het, pois elas continuarão bloqueando o seu site para a filtragem do Google. Outro fator importante é revisar seus artigos e ver se eles são realmente do interesse do seu público-alvo. A queda no seu tráfego também pode ser por este motivo.

Depois de corrigir suas falhas, faça o pedido de reconsideração no Google.

Com informações do blog Marketing de Conteúdo

0 comentários

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *