Thumbnail: confira 5 dicas para deixar miniaturas atrativas

17 de outubro de 20181

Saber deixar uma thumbnail atraente é essencial nos dias de hoje, sobretudo para quem trabalha com marketing digital. O termo provém do inglês e significa “unha do polegar”. O nome foi atribuído às imagens em miniatura, devido ao tamanho pequeno delas.

Vários sites utilizam as thumbnails, como o Google, por exemplo. Mas, é no YouTube que elas demandam mais atenção, já que as pessoas notam um vídeo pela primeira vez por meio desses quadros. Portanto, é preciso saber como fazer uma boa miniatura para, consequentemente, atrair mais audiência ao seu canal.

Além disso, por serem menores, são mais leves. Dessa forma, deixam sua página menos pesada, o que contribui para o rankeamento no Google.

Nesse artigo, são apresentadas 5 dicas de como você pode desenvolver essas pequenas imagens.
[av_button label=’Conheça os cursos de Marketing Digital da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8d2′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Como deixar a thumbnail atrativa

De acordo com a FastCompany, 90% das pessoas veem vídeos antes de tomar alguma decisão (saiba mais aqui). Esses números comprovam o poder da imagem no mundo do marketing e da internet. Veja a seguir algumas sugestões de como trabalhar bem as miniaturas do seu canal no YouTube:

1) Atente-se ao tamanho: para que a imagem seja exibida corretamente, o tamanho e a resolução precisam obedecer aos padrões da plataforma. As medidas recomendadas são: resolução de 1280 x 720, largura mínima de 640 pixels e imagem menor que 2MB. Além disso, a proporção deve ser de 16:9.

Preste atenção no formato também, que pode ser: JPG, PNG, BMP ou GIF.

2) Deixe a imagem padronizada: é importante, ainda, manter uma identidade visual em suas thumbnails. Isso vale tanto para as imagens, como para a tipografia delas. Assim, seu público vai reconhecer seu canal sempre que for lançado algum vídeo.

3) Valorize as fontes: invista em letras menos decoradas e cursivas. O texto deve ser compreendido com facilidade pelo usuário.

4) Pense nas cores: caso você já tenha uma marca, pode seguir as cores dela. Também pode usar tonalidades que combinem mais com sua estratégia de marketing. Utilize cores contrastantes com o fundo da miniatura e que sejam chamativas. Há algumas ferramentas para ajudar nessa questão, como: Get Colors From Image e Adobe Color.

5) Escolha um bom programa para editar suas imagens: alguns softwares contribuem de forma significativa para deixar as miniaturas ainda mais chamativas. Entre elas, se destacam: Flimbo, que é considerado o mais simples de mexer; o Fotor, ferramenta usada online; e o Adobe Photoshop, que exige conhecimentos mais técnicos.

Colocando em prática

Agora que você já aprendeu a aprimorar uma thumbnail, chegou o momento de experimentar seu conhecimento. Ao deixar as miniaturas mais atrativas, seu canal vai chamar ainda mais a atenção do público.

*Fontes: Ideal Marketing; NitroNews

*Imagem: divulgação

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

One comment

  • Elazier Barbosa

    24 de outubro de 2018 at 17:32

    Olá Almir um ótimo conteúdo. Eu quando gravo vídeo já sigo as orientação de: “resolução de 1280 x 720, largura mínima de 640 pixels e imagem menor que 2MB. Além disso, a proporção deve ser de 16:9.

    Preste atenção no formato também, que pode ser: JPG, PNG, BMP ou GIF.”

    Agradeço o compartilhamento do seu grande conhecimento! Abraços

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020