Conteúdo para blog: veja 5 dicas de como pesquisar referências

21 de novembro de 20180

Criar conteúdo para blog exige planejamento e pesquisa. Os posts precisam ser direcionados ao público-alvo e devem atender suas dúvidas e problemas. Ao publicar temas importantes para a audiência, a página terá muitos acessos e seu negócio atingirá as expectativas.

No entanto, muitos têm dificuldades ao criar materiais para seus blogs. Onde pesquisar? Como buscar fontes? O que postar? Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas de como procurar conteúdo relevante.
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Confira 5 dicas de como pesquisar conteúdo para blog

Aprenda a montar seu plano editorial de uma vez por todas. Veja abaixo 5 formas de buscar conteúdo:

1) Conheça sua persona: antes de começar a pesquisar, é preciso que você defina sua audiência. Você pode entrevistar seus clientes antigos, assim como criar, no Google Docs (acesse aqui), um questionário que te auxilie a estruturar um público-alvo, e depois divulgá-lo em suas redes sociais.

Ao estabelecer as características da persona, ficará mais fácil filtrar o conteúdo que você vai pesquisar.

2) Veja quais são as tendências: você precisa estar atento às novidades que acontecem relacionadas ao seu negócio, para que consiga aproveitá-las no seu conteúdo. Assim, seu público vai gostar e seguirá seu blog com mais atenção e fidelidade, já que as principais tendências são informadas por você.

Uma das formas de verificar o que está em alta, é acessar o Google Trends (conheça aqui), assim como assinar o Google Alerts (veja aqui), para receber notícias dos assuntos das palavras-chave que você selecionou.

3) Analise sua concorrência e inspirações: outra dica é sempre checar o que seus concorrentes estão postando. Veja como eles publicam, quais assuntos fazem mais sucesso entre os seguidores deles etc. Dessa forma, você pode avaliar como fazer um conteúdo ainda melhor. Vale também acompanhar páginas que são referências para o seu negócio, assim como influencers da área que você atua.

4) Aproveite datas comemorativas: pesquise datas que se relacionam com o nicho do seu blog e faça conteúdo a partir delas. Assim, você monta seu cronograma editorial de todos os meses, se guiando com base nos eventos.

5) Pergunte ao público: saber o que sua audiência gosta de ver e ler é essencial. Os stories, por exemplo, são ótimas opções para lançar questões à sua persona. Faça posts descontraídos, buscando esse tipo de ajuda.

Conteúdo para blog: conclusão

Viu como há diversas maneiras de planejar conteúdo para blog? Ao saber dessas dicas, você estará mais preparado para planejar seus posts e, assim, sua página agradará muito mais a audiência, aumentando sua autoridade no meio em que atua.

*Fontes: Mateada; We.digi

*Imagem: divulgação
 

 

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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