Escrever é sofrer? Veja dicas para se comunicar cada vez melhor

25 de agosto de 20152

Quem diz que escrever é fácil está certamente mentindo. Escrever demanda tempo, este que é tão escasso ou escapa aos nossos dedos. Exige também revisões, seja no conteúdo ou na gramática. Quem nunca escreveu uma frase brilhante e percebeu tempos depois que a sentença estava ambígua?

A forma, às vezes, é o mais fácil de tratar, basta reservar um tempo para tomar atenção quanto aos mínimos detalhes: acentos, vírgulas, concordância verbal e nominal. Mas, despertar a criatividade e fazer brotar um texto numa imensa folha de papel em branco, é o mais difícil.

[av_button label=’Conheça o curso de “Escrita” da RZT Comunicação!’ link=’manually,http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/escrita/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Ler bastante é o indicado para se escrever bem, embora não seja garantia de um texto brilhante. Conforme lemos sobre diversos assuntos, aprendemos a escrever corretamente as palavras e temos a oportunidade de obter inspiração, tão necessária para a escrita.

O fato é: escrever é sofrer? E quando precisamos escrever sob pressão, com tempo e espaço pré-determinados? O ideal seria escrevermos somente quando quiséssemos? Refletindo sobre o assunto, qual é a sua conclusão?

(Com informações do Portal Exame)

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

2 comments

  • Elazier Barbosa

    15 de agosto de 2017 at 20:02

    Olá Almir, como a maioria das pessoas não tem o hábito de escrever pode-se concluir que isso não lhes dá prazer e que pode existir dificuldades. Você pode observar no LinkedIn, o que a gente vê muito, é postagem de uma foto de alguma pessoa famosa com uma determinada frase. Quem faz a postagem poderia escrever o quando aquela frase mudou-lhe a vida, mas isso não acontece. Mesmo quando é postado um artigo interessante, a pessoa simplesmente dá um like! A habilidade de escrever não surge da noite para o dia. Exige-se muita dedicação,perseverança, muita leitura e vigilância no tempo gasto nas redes sociais. Eu gosto de escrever e quem me acompanha sabe disso. Faço postagens diárias de .1.300 caracteres e tenho 90 artigos com muitas páginas cada um. Disse-se que comer e coçar é só começar, quem as pessoas começam a entender que o grande fator de sucesso é comunicação, como definiu os pais da PNL-Programação Neurolinguística, Richard Bandler e John Grinder,. Abraços

    Reply

    • Almir Rizzatto

      29 de agosto de 2017 at 11:28

      Elazier, você é um grande exemplo e uma inspiração. Sucesso sempre!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.