Esqueça estes 8 mitos sobre as redes sociais

20 de junho de 20170

A popularidade das redes sociais fez com que muitos fatos falsos interferissem nas estratégias de marketing digital das empresas. A princípio isso parece bobagem, entretanto, estes mitos podem atrapalhar o trabalho de comunicação e o desenvolvimento das marcas nas mídias.

Para deixar claro o que está certo ou errado, o que pode ou não fazer nas redes sociais, listamos 8 fatos equivocados sobre estas plataformas digitais. Confira:

1- Número de fãs é o fator principal

É importante que a marca ganhe cada vez mais curtidas em suas páginas nas redes sociais, mas ter um grande número de seguidores não é o suficiente se nem metade deles são consumidores.

Neste caso, não basta ter várias curtidas, mas seguidores que realmente consomem seus produtos e são engajados com a sua página (curtem, comentam e compartilham seus posts). Para isso, foque o trabalho de marketing digital no público que interessa.

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2- Quanto mais hashtags, melhor

Usar hashtags é uma estratégia importante, mas o uso excessivo delas pode prejudicar sua página. Posts com um grande número delas não são levados a sério pelos usuários, incomoda a leitura e pode até mesmo confundi-los com spam.

3- Pensar que os clientes não estão nas redes sociais

Diversos estudos apontam que, apenas no Facebook, existem 1 bilhão de usuários. No Instagram, 500 milhões. Twitter e LinkedIn entre 300 e 400 milhões. Pessoas de todas as idades abrem novas contas em pelo menos umas destas redes sociais todos os dias. Você tem certeza que seus clientes não as usam?

4- Estar presente em todas as redes sociais

Este é outro erro que muitas empresas cometem. Antes de iniciar sua página em alguma rede social, certifique-se de que seu público-alvo está presente nela. O Facebook é a mídia mais democrática, mas Instagram e LinkedIn têm propostas diferentes, por exemplo.

Focar seu trabalho em uma rede social em que seus consumidores não se encontram é desperdício de trabalho e investimento. Esteja presente onde seus clientes e leads estão.

5- Apenas posts pagos funcionam

Publicações impulsionadas atingem um maior número de pessoas e é uma ótima estratégia para atrair novos seguidores. Mas, pagar por todos os seus posts nas redes sociais vai aumentar muito o investimento do marketing digital, o que pode não valer a pena.

Quando se trabalha em posts orgânicos de qualidade, com conteúdo interessante e utilidade para seus seguidores, eles ganham notoriedade, interação e até mesmo compartilhamento, aumentando a visibilidade nas redes sociais.

Trabalhe com carinho com os posts orgânicos que, a médio e longo prazo, você poderá ter resultados tão positivos quantos os dos posts pagos.

6- Quanto mais posts, melhor

Sim, quanto mais conteúdos compartilhados, mais pessoas serão alcançadas. Mas existe um grande porém que pode atrapalhar esta estratégia. A primeira é a forma como trabalha o Facebook, que agora só permite aparecer no feed conteúdos relevantes para cada usuário.

Já as outras redes sociais atualizam o feed de acordo com os conteúdos recentes. Neste último caso, o excesso de posts pode aborrecer os clientes. Mesmo sendo fã da sua página, o usuário não deseja ver atualizações de sua página o tempo todo. No Facebook, por mais que compartilhe novas publicações, elas podem não aparecer para as pessoas, caso não seja de grande relevância para elas.

Por isso, escolha uma periodicidade para suas postagens e foque na qualidade delas para que atraia e agrade seus seguidores.

7- Excluir comentários negativos

Receber comentários negativos, na maioria dos casos, é inevitável, principalmente em páginas de empresas de produtos e serviços. Entretanto, pior que tê-los expostos em seus posts, é apagá-los e ignorar este fato.

Diversas empresas que receberam comentários negativos e apagaram tiveram suas situações bem mais complicadas.

Neste caso, a melhor atitude é responder (educadamente) o comentário e procurar solucionar a queixa o mais rápido possível. E encare estes feedbacks como pontos que, muitas vezes, podem ser melhorados.

8- Redes sociais não geram leads

As redes sociais são uma estratégia importante do Marketing Digital para a geração de Leads. Diversas empresas que as usam corretamente podem comprovar que esta prática funciona. Portanto, esteja presente nas principais mídias para o seu público.

Com informações do blog Resultados Digitais

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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