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Garanta um bom SAC e reduza reclamações nas redes sociais

A reclamação de clientes é um problema entre todas as empresas e, reduzi-las,  continua sendo um dos maiores desafios. Para isso, é fundamental que o SAC seja um canal extremamente eficiente. Caso contrário, a insatisfação de seus consumidores pode parar em um lugar muito pior: nas redes sociais.

Para o desespero das marcas, expor reclamações na internet se tornou algo muito comum entre os clientes e é um dos fatores que causam más impressões para o negócio. Por isso, quando alguém procura pelo SAC para resolver algum problema, é fundamental dar a melhor assistência possível, para que isto não chegue a outros canais.

Um SAC que não funciona é quase tão ruim quanto não ter um. Se o cliente telefona diversas vezes e não recebe nenhum atendimento, ou envia emails que nunca são respondidos, certamente terá uma péssima impressão de sua empresa e isso pode refletir em suas opiniões nas redes sociais.

Entretanto, existem diversas causas para os consumidores não serem atendidos ou ficarem insatisfeitos.  Por isso, listamos os principais pontos que você deve se atentar para que o seu SAC consiga atender adequadamente a todos os seus clientes:

1- Quantidade de atendentes

Se a sua empresa recebe um número de solicitações maior do que seus funcionários podem atender, já é um grande problema. Com poucas pessoas no atendimento, as linhas ficarão ocupadas por mais tempo e muitos clientes não serão atendidos.

A mesma coisa vale para os emails, que, se sobrecarregarem o atendimento, não serão respondidos prontamente.

É fundamental adequar o número de funcionários do SAC ao da demanda diária, para que todas as reclamações sejam atendidas e, se possível, resolvidas em um curto espaço de tempo.

2- Equipe e respostas eficientes

O atendimento ao cliente deve ser eficiente desde o primeiro contato, caso contrário, ele ligará novamente, sobrecarregará as linhas e terá mais uma reclamação a fazer. A mesma coisa acontece com orientações erradas ou emails não respondidos.

Para evitar problemas no SAC e possíveis reclamações em suas páginas digitais, garanta o melhor atendimento possível, com eficiência e rapidez. Um bom treinamento é o primeiro passo para ter uma equipe muito bem qualificada.

3- Organização

O que acontece, muitas vezes, é que o funcionário que recebe certa ligação não consegue resolver aquele problema em específico. Entretanto, outra equipe conseguiria solucioná-lo facilmente. E este equívoco é um dos maiores problemas do SAC.

Uma solução é dividir os ramais para cada setor e funções específicas para cada grupo. É necessário garantir que o primeiro atendente solucionará o problema rapidamente.

4- Autoatendimento útil

As ferramentas de autoatendimento são uma ótima opção para diminuir o número de ligações e emails. Muitas das demandas solicitadas ao SAC podem ser resolvidas pelos próprios clientes, se bem orientados. Isso agiliza o processo e reduz o número de reclamações nas redes sociais.

Mas, lembre-se: mesmo com um autoatendimento eficiente, é preciso que haja a opção de falar com algum atendente.

5- Equipamentos de qualidade

De nada adiante ter uma equipe eficiente, um lugar apropriado e número adequado de funcionários se os equipamentos não estiverem em perfeita ordem.

Problemas no sistema podem dobrar o tempo de atendimento ao cliente e, enquanto isso, outro está esperando. Certifique-se de que o sistema funciona corretamente e resolva qualquer problema o mais rápido possível.

Com estas dicas, sua empresa terá um SAC eficiente, clientes bem atendidos e reduzirá significadamente o número de posts insatisfatórios nas páginas de suas redes sociais. Cuidar de sua imagem vai além da exposição na internet. É necessário atentar-se para que todos os setores funcionem perfeitamente.

Com informações do site AdNews

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