Garanta um bom SAC e reduza reclamações nas redes sociais

A reclamação de clientes é um problema entre todas as empresas e, reduzi-las,  continua sendo um dos maiores desafios. Para isso, é fundamental que o SAC seja um canal extremamente eficiente. Caso contrário, a insatisfação de seus consumidores pode parar em um lugar muito pior: nas redes sociais.

Para o desespero das marcas, expor reclamações na internet se tornou algo muito comum entre os clientes e é um dos fatores que causam más impressões para o negócio. Por isso, quando alguém procura pelo SAC para resolver algum problema, é fundamental dar a melhor assistência possível, para que isto não chegue a outros canais.

Um SAC que não funciona é quase tão ruim quanto não ter um. Se o cliente telefona diversas vezes e não recebe nenhum atendimento, ou envia emails que nunca são respondidos, certamente terá uma péssima impressão de sua empresa e isso pode refletir em suas opiniões nas redes sociais.

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Entretanto, existem diversas causas para os consumidores não serem atendidos ou ficarem insatisfeitos.  Por isso, listamos os principais pontos que você deve se atentar para que o seu SAC consiga atender adequadamente a todos os seus clientes:

1- Quantidade de atendentes

Se a sua empresa recebe um número de solicitações maior do que seus funcionários podem atender, já é um grande problema. Com poucas pessoas no atendimento, as linhas ficarão ocupadas por mais tempo e muitos clientes não serão atendidos.

A mesma coisa vale para os emails, que, se sobrecarregarem o atendimento, não serão respondidos prontamente.

É fundamental adequar o número de funcionários do SAC ao da demanda diária, para que todas as reclamações sejam atendidas e, se possível, resolvidas em um curto espaço de tempo.

2- Equipe e respostas eficientes

O atendimento ao cliente deve ser eficiente desde o primeiro contato, caso contrário, ele ligará novamente, sobrecarregará as linhas e terá mais uma reclamação a fazer. A mesma coisa acontece com orientações erradas ou emails não respondidos.

Para evitar problemas no SAC e possíveis reclamações em suas páginas digitais, garanta o melhor atendimento possível, com eficiência e rapidez. Um bom treinamento é o primeiro passo para ter uma equipe muito bem qualificada.

3- Organização

O que acontece, muitas vezes, é que o funcionário que recebe certa ligação não consegue resolver aquele problema em específico. Entretanto, outra equipe conseguiria solucioná-lo facilmente. E este equívoco é um dos maiores problemas do SAC.

Uma solução é dividir os ramais para cada setor e funções específicas para cada grupo. É necessário garantir que o primeiro atendente solucionará o problema rapidamente.

4- Autoatendimento útil

As ferramentas de autoatendimento são uma ótima opção para diminuir o número de ligações e emails. Muitas das demandas solicitadas ao SAC podem ser resolvidas pelos próprios clientes, se bem orientados. Isso agiliza o processo e reduz o número de reclamações nas redes sociais.

Mas, lembre-se: mesmo com um autoatendimento eficiente, é preciso que haja a opção de falar com algum atendente.

5- Equipamentos de qualidade

De nada adiante ter uma equipe eficiente, um lugar apropriado e número adequado de funcionários se os equipamentos não estiverem em perfeita ordem.

Problemas no sistema podem dobrar o tempo de atendimento ao cliente e, enquanto isso, outro está esperando. Certifique-se de que o sistema funciona corretamente e resolva qualquer problema o mais rápido possível.

Com estas dicas, sua empresa terá um SAC eficiente, clientes bem atendidos e reduzirá significadamente o número de posts insatisfatórios nas páginas de suas redes sociais. Cuidar de sua imagem vai além da exposição na internet. É necessário atentar-se para que todos os setores funcionem perfeitamente.

Com informações do site AdNews

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RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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