A importância do endomarketing para o bom andamento das organizações

3 de novembro de 20160

Para uma empresa se manter bem no mercado, atrair clientes não é o suficiente. A retenção de talentos e satisfação de seus profissionais são fatores fundamentais para o sucesso e estabilidade.

Focar no público interno é uma das primeiras estratégias que uma empresa deve ter, motivando e criando laços com seus funcionários. E para isso, são feitas ações de endomarketing.

Endomarketing é uma ação interna, voltada para a própria empresa. E suas estratégias utilizam princípios do marketing, da comunicação corporativa e da administração, a fim de construir uma relação engajada, para que todos estejam conectados com uma visão única do negócio para o qual trabalham.

Não existe uma área específica para cuidar do endomarketing, pois ela pode variar em cada empresa. Desde a própria área de comunicação até a de Recursos Humanos, podem elaborar ações para motivar e atender às necessidades dos colaboradores.

[av_button label=’Conheça os cursos da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://www.rztcomunicacao.com.br/cursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Uma gestão transparente, ouvir sugestões dos colaboradores e incentivá-los, reconhecer os talentos e recompensá-los, são atitudes mínimas para que exista o endomarketing dentro da empresa. Outro ponto importante é o apoio de todas as áreas da empresa, para que informem sobre os problemas de seus setores e haja uma solução o mais rápido possível.

Entre outras práticas de endomarketing, podemos citar campanhas estruturadas, materiais gráficos, festas comemorativas, happy hours, vídeos institucionais, palestras, treinamentos de equipes e outras ideias que se encaixem no perfil da empresa.

O endomarketing se torna uma troca muito vantajosa para a empresa e seus funcionários. Entre os benefícios, podemos listar:

Fidelização de clientes: com colaboradores mais motivados e engajados, eles passam mais credibilidade no momento da venda e acabam conquistando os consumidores.

Aumento das vendas: o tratamento e dedicação dos funcionário deixam os clientes mais satisfeitos, o que reflete na elevação das vendas, resultados e lucros.

Retenção de talentos: com as diversas possibilidades, o mercado se torna competitivo e difícil de reter bons profissionais. As ações de endomarketing incentivam os funcionários a se manterem em seus postos.

Melhoria do clima interno: as ações voltadas para os colaboradores impactam diretamente na produtividade e satisfação, melhorando a qualidade do trabalho e relacionamento entre eles.

Portanto, ações de endomarketing são investimentos fundamentais para manter a qualidade do serviço, relacionamento entre os colaboradores e até mesmo da imagem da empresa no mercado. E mesmo que não exija o custo mais alto, o engajamento deve ser o melhor possível.

Com informações do site Widoox

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.