Marketing de Relacionamento: 3 estratégias para fidelizar seus clientes

O Marketing de Relacionamento é aquele empenho que a marca tem para conquistar o cliente a ponto de transformá-lo em fã e até em defensor de seus produtos. Mas este tipo de ação vai além deste objetivo. É uma estratégia que envolve a construção da marca, fidelização, disseminação e criação de autoridade no mercado.

E para aplicar o Marketing de Relacionamento existem diversas formas que foram facilitadas graças à internet. Você pode contar com metodologias do Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para isso. E como ferramentas, blog, mídias sociais e email marketing.

Mas, antes de começar as ações de Marketing de Relacionamento, é importante que você conheça a sua audiência. Aqui, voltamos em um assunto que abordamos diversas vezes: segmentação do público. Não adianta fazer uma campanha geral se não vai conseguir agradar a uma parte dos consumidores. Portanto, é preciso pensar em diferentes estratégias para cada perfil.

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Após dividir o seu público de acordo com o perfil de cada um, você pode usar estas ferramentas online para trabalhar com o Marketing de Relacionamento:

Blog

Os conteúdos postados no blog da empresa podem abordar assuntos que sejam de grande utilidade para o consumidor, como informações, dúvidas e algumas questões sobre produtos e serviços. Estes esclarecimentos aproximam o cliente da marca e passam mais credibilidade e confiança, aumentando as chances dele buscar cada vez mais pelo o que a marca tem a oferecer.

Mídias Sociais

Estas são as ferramentas mais poderosas para aproximar clientes e empresas. Estar presente no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outras já não é mais uma estratégia, mas uma obrigatoriedade para as marcas se relacionarem com seus consumidores.

Para se aproximar dos clientes por meio das redes sociais, é essencial divulgar por meio delas materiais de interesse, responder aos comentários e tirar as dúvidas dos consumidores o mais rápido possível. Demorar para dar um retorno pode passar a impressão de descaso por parte da marca e afasta o consumidor.

Email Marketing

Esta ferramenta é uma das melhores para personalizar a mensagem para cada tipo de perfil do público. Pelo Email Marketing é possível criar diversas campanhas para o Marketing de Relacionamento, como:

  • Oferecer conteúdos relevantes para o consumidor;
  • Enviar campanhas e consolidação da marca, apresentando os benefícios que a empresa leva para o cliente;
  • Oferecer promoções, descontos e outras vantagens;
  • Ações pós-venda, como pesquisas de satisfação para saber a opinião dos clientes;
  • Oferecer novos produtos.

Estas são algumas das ferramentas e campanhas que podem ser utilizadas para o Marketing de Relacionamento. Muitas marcas já o praticam, mas é importante estar atento a um detalhe: só funciona bem se você conhece o perfil dos seus clientes e sabe atender às suas necessidades.

Por isso, estude o seu público, monte as melhores estratégias e aposte no Marketing de Relacionamento. Mantenha um contato saudável e positivo com o seu cliente para estabelecer uma relação duradoura. Afinal, já sabemos que a fidelidade é um dos fatores de sucesso das vendas.

Com informações do blog Resultados Digitais

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RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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