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Marketing Digital para B2B e B2C deve usar estratégias diferentes

O Marketing Digital para B2B (business to business) e B2C (bussiness to customer) é uma excelente estratégia para os dois tipos de negócio. Entretanto, o modo de planejar cada ação não é o mesmo, devido aos diferentes perfis de público-alvo.

O momento da compra muda entre os dois. Enquanto o cliente B2B consome por alguma necessidade da empresa, o B2C busca realizar o desejo de ter o produto.

Veja como planejar uma estratégia de Marketing Digital para B2B e B2C:

Marketing Digital para B2B

As vendas para B2B são mais complexas e com um ciclo maior, já que as empresas não costumam fazer compras com a mesma frequência que um cliente comum.

No entanto, problemas em suas estratégias de vendas, sistemas e até mesmo desempenho na equipe podem acontecer. É nesse momento que as empresas vão procurar por soluções.

Por isso, o Marketing Digital de empresas que vendem para outras empresas, B2B, deve ser voltado para a solução de problemas e dificuldades que elas estejam passando. Nesse caso, cabe produzir conteúdos educativos, como dicas para aumentar o número de vendas, ter destaque nas buscas orgânicas e qualquer outro tipo de ajuda que o perfil de seus clientes esteja precisando.

A comunicação deve ser feita por sites, blogs e redes sociais. Para tratar de assuntos corporativos, quando a ação é de empresa para empresa, o LinkedIn é uma ferramenta indispensável.

Entretanto, uma estratégia que não muda ente o B2B e o B2C é o relacionamento com o cliente. Entre todas as ações que você fizer para alcançar seu público-alvo, não deixe de manter contato para transformar seu lead em consumidor ou fazer com que ele volte a comprar seus produtos e serviços.

Marketing Digital para B2C

Ao mesmo tempo em que este campo parece mais fácil no sentido de frequência de venda, ele também se dificulta devido à enorme concorrência nos mercados. Por isso, o Marketing Digital para B2C é necessário para se destacar da concorrência.

Na venda direta para o cliente final, meio caminho já está percorrido porque ele sente a necessidade de comprar o produto. No entanto, é preciso instigá-lo para que ele faça esse negócio com a sua empresa. Nesse caso, use estratégias que chamem a atenção dele.

O conteúdo abordado deve ser aquele que atraia o perfil do público-alvo. Materiais sobre o lançamento de novos produtos, promoções, anúncios nas redes sociais e nos sites parceiros que somam à sua empresa e contato com os seguidores para criar uma relação de fidelidade.

Esse tipo de público tem uma comunicação maior com as marcas. É importante estar atento para responder aos comentários deixados nos blog e nas redes sociais. Eles também são muito visuais, principalmente porque, antes de realizar uma compra, procuram pelo produto na internet.

Ferramentas como o próprio blog da empresa e redes sociais como Facebook e Instagram são ferramentas indispensáveis para um trabalho de Marketing Digital para B2C eficiente.

Com informações do blog Resultados Digitais

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