Com as tarefas de marketing e tecnologia cada vez mais envolvidas uma com a outra, um novo termo surgiu para esse meio: o martech. Este já é um conceito bem familiar em outros países, mas, para muitas pessoas, ainda é novidade no Brasil.
Todo profissional que trabalha com marketing e tecnologia está envolvido com o martech. O termo se aplica a todas as atividades que usam ferramentas automatizadas para alcançar seus objetivos de comunicação.
Apesar do termo ser recente por aqui, as ações de martech já são muito utilizadas pelas comunicações das empresas brasileiras. A maioria já foi citada algumas vezes aqui no blog, mas vale recapitular.
Veja algumas das principais atividades do martech:
1- Inteligência Artificial
Inteligência artificial é toda tarefa realizada por um programa ou uma máquina. Elas garantem ações com resultados mais precisos do que se fossem feitas por uma pessoa, como, por exemplo, os chatbots.
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2- Segmentação de leads
Existem ferramentas que ajudam equipes de marketing a segmentarem a base de contatos para fazer campanhas digitais mais focadas. Essa atividade automatizada acelera o trabalho dos profissionais, pois eles demorariam muito tempo se não tivessem esse tipo programa.
3- Análise de resultados e tendências de mercado
Também existem softwares que fazem análises e relatórios muito mais precisos. Eles também são capazes de alertar os empreendedores sobre as tendências do mercado de atuação com antecedência para ajudá-los a expandir seus negócios para um novo grupo ou região, por exemplo.
4- Email Marketing
A tendência para o email marketing é enviar mensagens cada vez mais personalizadas e de acordo com a necessidade do contato. O sistema se baseia em experiências passadas do lead, pois ele guarda informações que ajudarão a desenvolver melhores conteúdos, o que pode elevar a taxa de conversão em consumidores.
Com informações do blog Martech Today