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Veja 5 dicas para moderar comentários em sua página no Facebook

Moderar comentários é uma das formas que as empresas têm de controlar sua imagem perante o público. É importante saber como agir e responder às pessoas que comentam nas páginas. Qualquer resposta malfeita pode gerar uma crise e ferir a reputação da companhia.

Algumas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, procuram facilitar o trabalho de moderação dos gestores de páginas e disponibilizam ferramentas que auxiliam quem precisa monitorar esse tipo de atividade na rede.

Além dos serviços oferecidos pelas mídias sociais, há atitudes que você pode tomar para evitar que a imagem da empresa seja prejudicada, assim como tornar a relação com o público ainda melhor.

Confira abaixo 5 dicas de como moderar comentários em sua página no Facebook.

5 dicas para moderar comentários no Facebook

1) Cuidado ao ocultar comentários: quando o usuário da plataforma faz alguma crítica, ele quer ser ouvido. Por isso, se você apaga o comentário dele, isso pode indicar que a empresa é autoritária, manchando sua imagem.

É preciso entender que problemas ocorrem com qualquer empresa e, se você responde educadamente seu cliente, isso mostra que você quer ajudá-lo de alguma forma. Tal atitude vai mostrar ao público que a empresa é solícita, melhorando sua reputação.

Agora, se o comentário for preconceituoso, possuir spam ou só tiver a intenção de disseminar ódio, fique à vontade para omiti-lo – ou até mesmo banir o usuário da página, se for algo muito ofensivo.

2) Bloqueie palavras ofensivas: crie uma lista com termos que você considera indesejados. Dessa forma, os comentários que contenham essas palavras serão automaticamente ocultados pelo Facebook. Para aprender a fazer isso, clique aqui.

3) Ative o filtro de linguagem ofensiva do Facebook: com a ajuda da comunidade que acessa a plataforma, a rede social criou um filtro com expressões consideradas ofensivas pelos próprios usuários. Acesse aqui e veja como fazer isso.

4) Mande inbox quando o assunto for delicado: para evitar que um comentário negativo tome proporções maiores e chame mais atenção na rede social, você pode tentar contornar a situação respondendo o usuário pelo inbox. Dessa forma, o assunto fica somente entre você e o reclamante. O público pode ver que você atendeu à solicitação pelo privado, já que o Facebook mostra no comentário que ele foi respondido.

5) Enalteça comentários positivos: interaja bastante com aqueles que comentam positivamente em relação à sua empresa. Assim, você aumenta a visibilidade desses comentários positivos e reforça o relacionamento do público com a marca.

Moderar comentários: conclusão

Moderar comentários pode parecer simples, mas é uma tarefa que exige bastante atenção e dedicação. Sabendo como monitorar da forma certa, é possível evitar crises de imagem, além de ajudar o marketing da empresa.

*Fontes: Techtudo; mLabs

*Imagem: divulgação

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