Moderar comentários: veja 5 dicas de como fazer isso

Moderar comentários é uma das formas que as empresas têm de controlar sua imagem perante o público. É importante saber como agir e responder às pessoas que comentam nas páginas. Qualquer resposta malfeita pode gerar uma crise e ferir a reputação da companhia.

Algumas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, procuram facilitar o trabalho de moderação dos gestores de páginas e disponibilizam ferramentas que auxiliam quem precisa monitorar esse tipo de atividade na rede.

Além dos serviços oferecidos pelas mídias sociais, há atitudes que você pode tomar para evitar que a imagem da empresa seja prejudicada, assim como tornar a relação com o público ainda melhor.

Confira abaixo 5 dicas de como moderar comentários em sua página no Facebook.
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5 dicas para moderar comentários no Facebook

1) Cuidado ao ocultar comentários: quando o usuário da plataforma faz alguma crítica, ele quer ser ouvido. Por isso, se você apaga o comentário dele, isso pode indicar que a empresa é autoritária, manchando sua imagem.

É preciso entender que problemas ocorrem com qualquer empresa e, se você responde educadamente seu cliente, isso mostra que você quer ajudá-lo de alguma forma. Tal atitude vai mostrar ao público que a empresa é solícita, melhorando sua reputação.

Agora, se o comentário for preconceituoso, possuir spam ou só tiver a intenção de disseminar ódio, fique à vontade para omiti-lo – ou até mesmo banir o usuário da página, se for algo muito ofensivo.

2) Bloqueie palavras ofensivas: crie uma lista com termos que você considera indesejados. Dessa forma, os comentários que contenham essas palavras serão automaticamente ocultados pelo Facebook. Para aprender a fazer isso, clique aqui.

3) Ative o filtro de linguagem ofensiva do Facebook: com a ajuda da comunidade que acessa a plataforma, a rede social criou um filtro com expressões consideradas ofensivas pelos próprios usuários. Acesse aqui e veja como fazer isso.

4) Mande inbox quando o assunto for delicado: para evitar que um comentário negativo tome proporções maiores e chame mais atenção na rede social, você pode tentar contornar a situação respondendo o usuário pelo inbox. Dessa forma, o assunto fica somente entre você e o reclamante. O público pode ver que você atendeu à solicitação pelo privado, já que o Facebook mostra no comentário que ele foi respondido.

5) Enalteça comentários positivos: interaja bastante com aqueles que comentam positivamente em relação à sua empresa. Assim, você aumenta a visibilidade desses comentários positivos e reforça o relacionamento do público com a marca.

Moderar comentários: conclusão

Moderar comentários pode parecer simples, mas é uma tarefa que exige bastante atenção e dedicação. Sabendo como monitorar da forma certa, é possível evitar crises de imagem, além de ajudar o marketing da empresa.

*Fontes: Techtudo; mLabs

*Imagem: divulgação

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RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

One comment

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    Elazier Barbosa

    27 de fevereiro de 2019 at 18:35

    Olá Almir, boas recomendações. Num Forum de Excel onde sou gerente (mas um pouco afastado), respondi uma questão de um americano.Ele me criticou até de forma mal educada que fiz muitas voltas para explicar a solução. O provlenma tinha várias alternativas. Ele queria um e fim. Explique que Forum era para discutir Excel, estimular ideias e não exatamente, dar um solução a um problema de forma direta. Um outro cara da Inglaterra desceu a lenha no cara e, ele envergonhado deletou a postagem mal educada; Eu mantive o nível quando respondi, conforme você está orientando. Abraços

    Reply

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