O Facebook é um dos principais responsáveis pelas mudanças no cotidiano pessoal e profissional das pessoas. Para o marketing se tornou uma plataforma indispensável para geração de Leads, tráfego, vendas e relacionamento com o cliente.
Já no jornalismo ficou mais nítido como a rede social impactou no modo de produzir e consumir notícia. E, por isso mesmo, o Facebook comunicou recentemente que criou um projeto voltado para esta área.
Foi anunciado oficialmente que a plataforma vai desenvolver produtos para se unir às empresas de notícias e encontrar a melhor forma de postar informação para que os leitores acessem conteúdos de qualidade.
Este projeto para jornalismo vai influenciar na produção e promoção de conteúdo no Facebook. Se sua empresa tem uma fanpage, então é importante saber que vão existir três frentes:
-Colaboração no desenvolvimento de produtos;
-Treinamento e ferramenta para jornalistas;
-Treinamento e ferramenta para todos.
Além disso, confira outras novidades que foram anunciadas:
1- Novos formatos para contar histórias
Muitos editores gostariam de pacotes de reportagens para os leitores que acompanham suas páginas mais frequentemente. Por isso, a rede social já trabalha com parceiros sobre como otimizar esta produção da melhor maneira possível. Formatos como Live, 360, Instant Articles já estão em prática ou em fase de lançamento.
2- Desenvolver notícias
O Facebook quer fazer parceria com empresas e pessoas locais para promover a mídia independente. Ainda está em fase de estudo, mas esta ferramenta seria muito interessante para negócios locais que fazem Marketing de Conteúdo. Relacionar seus materiais com notícias locais pode ser uma estratégia interessante para sua empresa, se esse for o seu caso.
3- Desenvolvimento de modelo de negócios
O Facebook quer fazer parcerias com empresas para ajudar a desenvolver modelos de negócios novos e já existentes. Isso ajudará principalmente na estratégia de anúncios pagos, que além de conteúdos escritos, também poderão ser feitos em formato de vídeos gravados e transmissão ao vivo.
4- Treinamento e ferramenta para jornalistas e outros
O principal objetivo deste novo projeto é treinar os jornalistas e usuários para que todos usem a rede social corretamente.
Neste planejamento podemos destacar três pontos:
– Discernimento de notícias: O Facebook vai trabalhar com organizações sobre como melhor compreender e promover o discernimento de notícias críveis dentro e fora da plataforma. O objetivo é ajudar as pessoas na comunidade a terem a informação que elas precisam para decidir em quais fontes podem confiar;
– Esforço permanente para combater boatos: Isso significa que o Facebook está comprometido a reduzir ainda mais a disseminação de boatos na plataforma, incluindo formas mais fáceis para as pessoas denunciarem conteúdos duvidosos e novos esforços para eliminar incentivos financeiros a spammers;
– Nova Ferramenta: O Facebook comprou recentemente a Crowdtangle, uma ferramenta que ajuda editores a rastrear como seu conteúdo se espalha na web, mede a performance de matérias nas redes sociais e identifica influenciadores. A ferramenta se tornará gratuita.
Todo esse esforço mostra como o Facebook está disposto a qualificar sua plataforma e o modo como seus usuários o utiliza, gerando resultados tanto para a rede, quanto para as empresas.
Um impacto muito positivo será visto na produção de conteúdo, pois empresas que criam notícias falsas ou de pouca credibilidade não terão tanto alcance quanto aquelas que trabalham por informação de qualidade.
Por fim, este novo projeto trará benefícios para todos os envolvidos, pois as empresas ganharão um grande parceiro – o Facebook – e, por outro lado, a rede social oferecerá conteúdo de melhor qualidade para seus usuários.
Com informações do blog Resultados Digitais