como usar chatbots

O que são e como usar chatbots

Você já deve ter ouvido falar a respeito, mas pode ainda estar se perguntando “o que são e como usar chatbots?”.

Como o nome sugere, “bot” é abreviação em inglês para “robot”, ou seja, robô de chat. Essa é uma das principais ferramentas da Inteligência Artificial (ou AI) atualmente. São programas desenvolvidos para interagir com os humanos, simulando uma conversa. Assim, é possível automatizar algumas atividades burocráticas.

Como usar chatbots e otimizar os canais de comunicação?

Os chatbots podem ser instalados nos seus canais de comunicação pela internet, como em sites e páginas do Facebook. Eles funcionam como um chat, serviço do qual já estamos acostumados. A diferença é que este software está programado para responder a diversos tipos de questões.

Existem muitas atividades que em que os chatbots podem ser usados. Atualmente, a mais comum é o atendimento ao cliente. Por exemplo, quando um consumidor tem alguma dúvida em relação à sua marca, ele pode enviar uma mensagem que será respondida pelo chatbot e terá seu problema resolvido em minutos.

Entretanto, as empresas podem usar os chatbots para outras funções também. Eles podem ajudar nas ações de marketing e vendas, pesquisas de satisfação, reservas em restaurantes e pedidos de comida, por exemplo.

Benefícios no uso dos chatbots

A maioria dos serviços de automatização facilita o trabalho das empresas e, com os chatbots, não é diferente. Isso ajuda a resolver as burocracias rapidamente, satisfaz o cliente e melhora a reputação da marca.

Outro benefício é que os chatbots estão online 24h por dia. Portanto, o cliente poderá ser atendido a qualquer hora que precisar e não terá que esperar para resolver suas questões no período comercial.

Se você ainda não tem um chatbot para automatizar alguma ou várias tarefas da sua empresa, comece a pensar em instalar essa ferramenta. Ela pode trazer benefícios tanto para você, quanto para seus clientes.

Existem diversas organizações que podem te ajudar com a instalação desse software. Já no Facebook, você pode customizar o seu próprio chatbot por meio de diversos programas, como o ChatFuel, MEOKAY, Botsify, Morph, entre outros.

1 comentar

Faça seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *