Os 7 erros das apresentações em público

16 de abril de 20150

Apresentar-se é uma tarefa que para alguns ocorre naturalmente, porém, é uma habilidade que pode ser aprendida se houver dificuldade. Confira algumas dicas que irão ajudar a evitar erros em palestras, apresentações em público de projetos, eventos ou reuniões:

1- Falta de conteúdo – Antes de falar em público, é essencial que se estude o assunto a ser apresentado. A falta de conhecimento sobre o tema tratado é algo que se torna evidente em público e nenhuma técnica pode substituir o despreparo.

2- Autossabotagem – É preciso eliminar a autocomiseração e falta de autoestima. Não se diminua perante este desafio e evite frases do tipo “ninguém vai gostar de mim, ninguém vai prestar atenção”. Prepare-se da forma correta e assim sentirá segurança.

3- Falta de planejamento – De posse do conteúdo a ser apresentado, a próxima etapa é criar um método para que as pessoas o compreendam.

4- Não conhecer o seu público – Conhecer o seu interlocutor é uma parte importante para se obter uma apresentação de sucesso. Isso porque é imprescindível usar a mesma linguagem do público. Não é necessário mudar o seu jeito de ser, apenas a abordagem. Por exemplo: uma plateia idosa prefere ouvir histórias, são mais saudosistas; já o público universitário busca algo que o desafie.

5- Piadas – Se o humor não é o seu forte, não tente usá-lo para entreter o seu público. Além disso, o humor é algo muito particular e às vezes pode ser até ofensivo. Portanto, evite se puder.

6- Forçar o público a cumprimentá-lo – Não faça isso, pois é algo muito irritante. Você com certeza já participou de algum evento no qual o palestrante pediu que as pessoas repetissem várias vezes “bom dia!”, e emendou, “mas que bom dia fraco, não tomaram café?”. Há outras maneiras mais interessantes de ganhar a atenção.

7- Querer agradar a todos – Não é possível obter a satisfação de todos. Estude, planeje, ensaie, se prepare, faça o que estiver a seu alcance, mas tenha em mente que inevitavelmente alguém não ficará contente com o resultado final. O seu objetivo deve ser agradar boa parte do público.

(Com informações do site Fale bem em público)

by Almir Rizzatto

Almir Rizzatto é jornalista, fundador da RZT Comunicação, especialista em Marketing Digital e instrutor do curso "Marketing Digital para jornalistas".

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A AGÊNCIARZT Comunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72
Bela Vista - São Paulo (SP)
CEP 01311-200
SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados – 2020