Os benefícios da integração entre o marketing e a comunicação

13 de janeiro de 20170

As áreas de marketing e comunicação são muito semelhantes, o que leva aos profissionais destes dois segmentos a trabalharem em conjunto. Resumidamente, o marketing é responsável pela parte das vendas do produto, enquanto a comunicação define o modo como irá divulgá-lo para o público-alvo.

A comunicação, antes vista como um setor complementar, hoje é fundamental para a estratégia das empresas. Suas atividades compreendem um conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem da organização para a mídia e seu público-alvo.

O profissional de comunicação é responsável por transmitir a informação para os consumidores e formadores de opinião da forma mais adequada para cada meio. Assim, ele promove os produtos de modo que o consumidor tenha interesse e seja interessante para a divulgação pela mídia.

Enquanto a comunicação foca no trabalho de imagem e transmissão de informações, o marketing é voltado aos negócios, vendas e mercado consumidor. Realiza estudos sobre o produto, a concorrência e os consumidores.

Cabe à equipe de marketing perceber os desejos e necessidades dos clientes para guiar as próximas estratégias. Também avalia os produtos e serviços que devem ser ofertados, baseados no perfil dos consumidores, para garantir os melhores resultados.

Mesmo pertencendo a segmentos diferentes, as práticas de comunicação e marketing se completam e fazem parte de um mesmo propósito dentro das empresas, cada uma atuando do modo mais efetivo.

O alinhamento entre as duas áreas é pensado de forma diferente para cada empresa. E é extremamente vantajoso manter estas duas equipes trabalhando unidas nas organizações. Confira alguns destes benefícios:

– Alinhamento de discurso e objetivo: a falta de alinhamento entre os departamentos é um grande problema e pode causar prejuízos na imagem e posicionamento das organizações. O trabalho em conjunto de comunicação e marketing resulta no esforço coletivo que pode trazer resultados muito positivos.

– Redução de custos: quando as áreas semelhantes trabalham em conjunto, os resultados ficam prontos mais rapidamente, diminuindo o retrabalho e os custos para a realização dos projetos.

– Menos erros e mais resultados: conhecimentos complementares e processos verificados de forma mais abrangente reduzem as chances de erros. A comunicação passa a entender melhor o mercado no qual a empresa atua e o marketing compreende o discurso transmitido.

– Comunicação pensada de forma rentável: o marketing associado à comunicação apresenta uma abordagem mais interessante para o mercado, já que esta estimula o cliente, baseando-se em suas necessidades.

Com os conhecimentos de marketing, a comunicação passa a ser mais assertiva e alinhada com o mercado, enquanto o marketing aborda os clientes de forma mais pessoal e atrativa.

Com informações do portal Comunique-se

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
RZTComunicação
Invista no futuro da sua empresa. Comunicação é investimento!
LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar?
http://www.rztcomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2019/04/img-footer-map.png
CONECTE-SEParticipe da nossa rede
Conecte-se e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.