Por que mensurar resultados de comunicação?

Como em qualquer outro departamento da empresa, os resultados de comunicação também devem ser analisados para saber como prosseguir para a próxima etapa do planejamento da área. O que deu certo e o que não deu, o que pode ser melhorado. Isto se chama mensuração de resultados.

Para fazer a mensuração é preciso recolher todos os dados contidos no sistema de informação institucional da empresa. Isto é necessário para avaliar os dados quantitativos e qualitativos por meio de fatores que vão além dos números e, dessa forma, poder tomar as próximas decisões.

Todas as ações da área de comunicação devem ser planejadas. E tudo o que é planejado é passível de ser mensurado para saber se o objetivo da área foi alcançado e trouxe bons resultados para a empresa.

[av_button label=’Conheça os cursos da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

O delicado cenário econômico resultou em diversas demissões e cortes de verbas nas companhias. E, na maioria dos casos, a comunicação acabou sendo a área mais afetada. Isso fez com que a mensuração de resultados se tornasse ainda mais importante tanto para mostrar o amadurecimento do negócio, quanto para justificar o orçamento investido nas ações. Assim, a equipe ganha reconhecimento, apoio da empresa e condições para otimizar as próximas ações.

Em muitos casos, a mensuração dos resultados da comunicação se junta com os do marketing, uma vez que as duas áreas andam juntas para alcançar os objetivos para a imagem da marca. Enquanto a área de marketing lança as ações publicitárias, a comunicação se relaciona diretamente com a imprensa, por meio de releases e publicação de notícias. Uma das formas de mensurar, por exemplo, é pela clipagem das notícias.

Para que a mensuração fique mais clara, vamos supor uma ação de comunicação interna. O objetivo é engajar os colaboradores a debaterem a implementação da TV corporativa na empresa. Todos os colaboradores receberiam um email sobre uma reunião para decidir como e quando iniciariam este projeto. Para isso, era preciso que os interessados se inscrevessem para participar do comitê de decisão. Como meta, 80% dos colaboradores deveriam estar presentes. Depois de feita, podemos mensurar o resultado da ação por meio de fatores como:

– O email marketing foi enviado em quais dias?

– Quantas pessoas receberam, abriram e clicaram?

– Quantas pessoas se inscreveram?

– Quantas pessoas compareceram à reunião?

– Quanto às que não se inscreveram, por que a falta de interesse?

Assim, seria possível obter em números a quantidade de pessoas que compareceram à reunião e se a ação atingiu sua meta. Por isso, tanto como planejar e executar, mensurar resultados é uma referência para que a equipe de comunicação descubra quais as melhores estratégias para engajar o público alvo.

Com informações do portal Comunique-se

Avatar

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.