Por que mensurar resultados de comunicação?

10 de agosto de 20160

Como em qualquer outro departamento da empresa, os resultados de comunicação também devem ser analisados para saber como prosseguir para a próxima etapa do planejamento da área. O que deu certo e o que não deu, o que pode ser melhorado. Isto se chama mensuração de resultados.

Para fazer a mensuração é preciso recolher todos os dados contidos no sistema de informação institucional da empresa. Isto é necessário para avaliar os dados quantitativos e qualitativos por meio de fatores que vão além dos números e, dessa forma, poder tomar as próximas decisões.

Todas as ações da área de comunicação devem ser planejadas. E tudo o que é planejado é passível de ser mensurado para saber se o objetivo da área foi alcançado e trouxe bons resultados para a empresa.

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O delicado cenário econômico resultou em diversas demissões e cortes de verbas nas companhias. E, na maioria dos casos, a comunicação acabou sendo a área mais afetada. Isso fez com que a mensuração de resultados se tornasse ainda mais importante tanto para mostrar o amadurecimento do negócio, quanto para justificar o orçamento investido nas ações. Assim, a equipe ganha reconhecimento, apoio da empresa e condições para otimizar as próximas ações.

Em muitos casos, a mensuração dos resultados da comunicação se junta com os do marketing, uma vez que as duas áreas andam juntas para alcançar os objetivos para a imagem da marca. Enquanto a área de marketing lança as ações publicitárias, a comunicação se relaciona diretamente com a imprensa, por meio de releases e publicação de notícias. Uma das formas de mensurar, por exemplo, é pela clipagem das notícias.

Para que a mensuração fique mais clara, vamos supor uma ação de comunicação interna. O objetivo é engajar os colaboradores a debaterem a implementação da TV corporativa na empresa. Todos os colaboradores receberiam um email sobre uma reunião para decidir como e quando iniciariam este projeto. Para isso, era preciso que os interessados se inscrevessem para participar do comitê de decisão. Como meta, 80% dos colaboradores deveriam estar presentes. Depois de feita, podemos mensurar o resultado da ação por meio de fatores como:

– O email marketing foi enviado em quais dias?

– Quantas pessoas receberam, abriram e clicaram?

– Quantas pessoas se inscreveram?

– Quantas pessoas compareceram à reunião?

– Quanto às que não se inscreveram, por que a falta de interesse?

Assim, seria possível obter em números a quantidade de pessoas que compareceram à reunião e se a ação atingiu sua meta. Por isso, tanto como planejar e executar, mensurar resultados é uma referência para que a equipe de comunicação descubra quais as melhores estratégias para engajar o público alvo.

Com informações do portal Comunique-se

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

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