Como em qualquer outro departamento da empresa, os resultados de comunicação também devem ser analisados para saber como prosseguir para a próxima etapa do planejamento da área. O que deu certo e o que não deu, o que pode ser melhorado. Isto se chama mensuração de resultados.
Para fazer a mensuração é preciso recolher todos os dados contidos no sistema de informação institucional da empresa. Isto é necessário para avaliar os dados quantitativos e qualitativos por meio de fatores que vão além dos números e, dessa forma, poder tomar as próximas decisões.
Todas as ações da área de comunicação devem ser planejadas. E tudo o que é planejado é passível de ser mensurado para saber se o objetivo da área foi alcançado e trouxe bons resultados para a empresa.
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O delicado cenário econômico resultou em diversas demissões e cortes de verbas nas companhias. E, na maioria dos casos, a comunicação acabou sendo a área mais afetada. Isso fez com que a mensuração de resultados se tornasse ainda mais importante tanto para mostrar o amadurecimento do negócio, quanto para justificar o orçamento investido nas ações. Assim, a equipe ganha reconhecimento, apoio da empresa e condições para otimizar as próximas ações.
Em muitos casos, a mensuração dos resultados da comunicação se junta com os do marketing, uma vez que as duas áreas andam juntas para alcançar os objetivos para a imagem da marca. Enquanto a área de marketing lança as ações publicitárias, a comunicação se relaciona diretamente com a imprensa, por meio de releases e publicação de notícias. Uma das formas de mensurar, por exemplo, é pela clipagem das notícias.
Para que a mensuração fique mais clara, vamos supor uma ação de comunicação interna. O objetivo é engajar os colaboradores a debaterem a implementação da TV corporativa na empresa. Todos os colaboradores receberiam um email sobre uma reunião para decidir como e quando iniciariam este projeto. Para isso, era preciso que os interessados se inscrevessem para participar do comitê de decisão. Como meta, 80% dos colaboradores deveriam estar presentes. Depois de feita, podemos mensurar o resultado da ação por meio de fatores como:
– O email marketing foi enviado em quais dias?
– Quantas pessoas receberam, abriram e clicaram?
– Quantas pessoas se inscreveram?
– Quantas pessoas compareceram à reunião?
– Quanto às que não se inscreveram, por que a falta de interesse?
Assim, seria possível obter em números a quantidade de pessoas que compareceram à reunião e se a ação atingiu sua meta. Por isso, tanto como planejar e executar, mensurar resultados é uma referência para que a equipe de comunicação descubra quais as melhores estratégias para engajar o público alvo.
Com informações do portal Comunique-se