smiling businesswoman at interview in office

Postura profissional: 12 dicas para aprimorá-la

Já que a primeira impressão é a que fica, é melhor estar sempre preparado para mostrar uma boa postura profissional e pessoal. Não apenas as roupas, mas atitudes e a linguagem corporal também dizem muito sobre você.

Listamos abaixo 12 dicas sobre como manter uma postura apropriada no ambiente profissional:

1- Aparência

Tudo o que pode ser visto em você e à sua volta contam. Objetos, mesa, seu escritório, etc. Atente-se também aos lugares que escolhe para marcar encontros e reuniões.

2- Aperto de mão

Inicie o encontro com um aperto de mão firme e confiante. Mas, cuidado para não apertar muito forte ou muito fraco.

3- Esteja aberto a conversas

Seja sorridente, descruze os braços e mantenha a postura alinhada.

4- Boa pronúncia

Fale em um tom adequado para o ambiente e com boa pronúncia, para que todos possam ouvi-lo bem e entendam seu discurso.

5- Ouça antes de falar

No discurso alheio é possível compreender os rumos para conduzir a conversa. Esteja atento.

6- Demonstre interesse com o cartão de visita

Não faça descaso e guarde cuidadosamente o cartão de visita que lhe foi entregue.

7- Seja gentil

No dia a dia da empresa, seja educado com todos os colaboradores. Para isso, comece usando palavras como “bom dia”, “por favor”, “com licença” e “obrigado”.

8- Estabeleça boas relações com todos no ambiente

É importante que seus colegas de trabalho saibam que podem contar com você. Por isso, estabeleça uma relação de confiança com todos eles.

9- Contenha-se com os objetos em sua mesa

Limite-se a uma foto pequena de família e amigos e pequenos itens para dar um toque pessoal em seu escritório. Objetos espalhafatosos não são recomendados para o ambiente de trabalho.

10- Limite a relação de intimidade com os colegas

Tenha uma boa relação com todos, mas não force uma amizade mais íntima com quem não lhe der abertura. No escritório, a relação com os colegas deve ser apenas profissional.

11- Evite telefonemas pessoais no escritório

Não é bem visto fazer ou atender telefonemas pessoais no trabalho. Além de atrapalhar suas tarefas, permite que todos saibam seus assuntos particulares.

12- Continue com a mesma postura fora do escritório

Manter a postura profissional fora do ambiente de trabalho consolida a impressão positiva sobre você ao longo do tempo.

Com informações do site Empregos 

 

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